quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Os Aços Inoxidáveis Duplex, Superduplex e Hiperduplex (Parte II)



(continuação de "Os Aços Inoxidáveis Duplex - parte I")

O desenvolvimento dos superduplex foi mais um passo para ir ao encontro das exigências de uma indústria moderna que requer a utilização de materiais com elevado desempenho e baixo custo.
As principais características dos superduplex prendem-se com as suas elevadas resistências à corrosão e mecânica e a possibilidade de competir, em termos de custo, com outros materiais tais como os aços inoxidáveis superausteníticos e as ligas de níquel. Apesar da sua grande abrangência de aplicações e elevada resistência à corrosão a temperaturas próximas da temperatura ambiente, os superduplex, possuem algumas limitações no que diz respeito a temperaturas de trabalho elevadas. Houve, então, necessidade de desenvolver um novo material para suprir esta necessidade – o hiperduplex.
O objectivo principal do lançamento do hiperduplex foi a sua aplicação em ambientes que associam os elevados teores de cloretos e as temperaturas de trabalho elevadas, tais como, permutadores de calor refrigerados com água do mar e condensadores de topo onde a temperatura de operação e os teores de cloretos geralmente provocam corrosão; este duplex além de possuir uma resistência à corrosão mais elevada, em ambientes contendo cloretos, possui também uma acrescida resistência mecânica.
A utilização de hiperduplex pode traduzir-se numa enorme redução de custos a nível de manutenção industrial, uma vez que o período entre manutenções aumenta, significativamente, e porque pode competir com materiais bastante mais dispendiosos como as ligas de níquel ou o titânio.

Joana leal
Laboratório de Ensaios - Metalografia


 

Sem comentários:

Enviar um comentário