quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Ensaios de tracção de cabos para aplicações marítimas


Lankhorst Euronete Portugal S.A. encomendou ao CATIM o serviço de avaliação de conformidade, com os requisitos essenciais de segurança aplicáveis, de uma máquina única no mundo.
Trata-se de uma máquina de ensaios de tracção (rotura e fadiga) de cabos para aplicações marítimas, como são, por exemplo, os cabos de grandes diâmetros para ancoragem das plataformas petrolíferas offshore.
A máquina está instalada na fábrica da Lankhorst Euronete Portugal S.A de Nogueira da Maia, tem cerca de 40 metros de comprimento, pode realizar ensaios de cabos com uma força de rotura até 12 MN (≈1 200 ton). O cilindro hidráulico tem um curso de 3 000 mm e uma haste de 360 mm de diâmetro.
As características que tornam esta máquina única à escala mundial, são a capacidade de alojar provetes de ensaio até 26 m de comprimento (a maior de todas) e a capacidade de garantir velocidades de ensaio até 2 m/minuto (a mais rápida).
A estas características acresce a sua elevada eficiência energética conseguida por um sofisticado sistema de gestão energética durante a realização dos ensaios (os ensaios de fadiga podem durar semanas), que adequa as necessidades de energia às condições de ensaio em cada momento.
 O CATIM agradece a confiança que a Lankhorst Euronete Portugal depositou na sua equipa de especialistas de segurança de máquinas e equipamentos.

Colaboração no post: Alberto Fonseca - Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos

Sem comentários:

Enviar um comentário