Este guia, editado em Maio de 2011, é a versão portuguesa do ISO Guide 73:2009.
Este documento fornece as definições dos termos genéricos relativos à gestão do risco e tem como objectivos encorajar a compreensão mútua e alcançar uma abordagem coerente para a descrição das actividades relativas à gestão do risco, assim como uma utilização uniforme de uma terminologia de gestão de risco nos processos e estruturas relacionadas com a gestão do risco.
A norma de referência tomada em consideração neste guia foi a ISO 31000: 2009.
A abordagem da gestão risco apresenta muitas vezes significativas diferenças em termos dos conceitos e terminologia conforme a área ou actividade em que se insere, pelo que a tentativa de harmonização e de melhorar a compreensão entre todos os agentes se acaba por justificar plenamente.
Contribua no seu domínio ou sector de actividade para a adopção das normas ou guias da gestão do risco!
Alguns exemplos de definições relevantes que constam neste documento:
Risco: efeito da incerteza na consecução dos objectivos
Nota 1: um efeito é um desvio, positivo ou negativo, relativamente ao esperado
Nota 2: os objectivos podem ter diferentes aspectos (financeiros, de saúde e segurança, ambientais, entre outros) e podem ser aplicados a diferentes níveis (estratégico, em toda a organização, de projecto, de produto e de processo)
Nota 3: o risco é frequentemente caracterizado pela referência aos eventos potenciais e consequências ou à combinação de ambos.
Nota 4: o risco é frequentemente expresso como a combinação das consequências de um dado evento e a respectiva probabilidade
Nota 5: a incerteza é o estado, ainda que parcial, de deficiência de informação relacionado com a compreensão ou conhecimento de um evento, sua consequência ou probabilidade.
Apreciação do Risco: processo global de identificação do risco, de análise do risco e de avaliação do risco
Verosimilhança: possibilidade de algo ocorrer
Nota 1: na terminologia da gestão do risco, a palavra verosimilhança é utilizada para indicar a possibilidade de algo ocorrer, quer essa possibilidade seja definida, medida ou determinada de forma objectiva ou subjectiva, qualitativa ou quantitativamente, e descrita utilizando termos gerais ou matemáticos (como uma probabilidade ou frequência)
Gestão do Risco: actividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que respeita ao risco.
A abordagem da gestão risco apresenta muitas vezes significativas diferenças em termos dos conceitos e terminologia conforme a área ou actividade em que se insere, pelo que a tentativa de harmonização e de melhorar a compreensão entre todos os agentes se acaba por justificar plenamente.
Contribua no seu domínio ou sector de actividade para a adopção das normas ou guias da gestão do risco!
Alguns exemplos de definições relevantes que constam neste documento:
Risco: efeito da incerteza na consecução dos objectivos
Nota 1: um efeito é um desvio, positivo ou negativo, relativamente ao esperado
Nota 2: os objectivos podem ter diferentes aspectos (financeiros, de saúde e segurança, ambientais, entre outros) e podem ser aplicados a diferentes níveis (estratégico, em toda a organização, de projecto, de produto e de processo)
Nota 3: o risco é frequentemente caracterizado pela referência aos eventos potenciais e consequências ou à combinação de ambos.
Nota 4: o risco é frequentemente expresso como a combinação das consequências de um dado evento e a respectiva probabilidade
Nota 5: a incerteza é o estado, ainda que parcial, de deficiência de informação relacionado com a compreensão ou conhecimento de um evento, sua consequência ou probabilidade.
Apreciação do Risco: processo global de identificação do risco, de análise do risco e de avaliação do risco
Verosimilhança: possibilidade de algo ocorrer
Nota 1: na terminologia da gestão do risco, a palavra verosimilhança é utilizada para indicar a possibilidade de algo ocorrer, quer essa possibilidade seja definida, medida ou determinada de forma objectiva ou subjectiva, qualitativa ou quantitativamente, e descrita utilizando termos gerais ou matemáticos (como uma probabilidade ou frequência)
Gestão do Risco: actividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que respeita ao risco.
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