O QRQC (Quick Response to Quality Control) é uma
metodologia cujo objetivo é tratar um problema de forma definitiva. Esta
ferramenta é muito utilizada pelas indústrias do ramo automóvel, mas pela sua
dinâmica poderá ser muito vantajosa em todos os setores industriais.
Esta metodologia desenvolve-se a partir de um conjunto de
ferramentas de análise de problemas, usadas sequencialmente com o intuito de
investigar, conter e atuar na origem do problema, eliminando a fonte causadora.
Para atingir a eficiência e eficácia na implementação do
QRQC é importante o envolvimento de toda a organização na busca pela melhoria
contínua, de clientes à fornecedores.
Fases constituintes do QRQC
As principais ferramentas normalmente utilizadas são: Diagrama
Ishikawa, FTA - Fault
Tree Analysis, 5 Why’s, Diagrama de Pareto e 5W2H.
A equipa da Unidade Qualidade e Inovação do CATIM presta
apoio às empresas no desenvolvimento e integração da ferramenta com base na sua realidade concreta.
Para mais esclarecimentos contacte-nos: catim@catim.PTBibliografia: AOUDIA, Hakim and QUINTIN, Testa. Perfect QRQC (Quick Response Quality Control) - the basics. Publisher: Maxima Laurent Du Mesnil, 2012.
Colaboração no post: Cláudia Pires, Unidade da Qualidade e Inovação
Sem comentários:
Enviar um comentário