quinta-feira, 27 de junho de 2013

Software de Controlo Estatístico do Processo (SPC) - avaliação



A Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM foi desafiada a fazer a avaliação da adequabilidade do EGITRON SPC PRO - Software de Controlo Estatístico do Processo desenvolvido e comercializado pela empresa EGITRON – Engenharia e Automação Industrial, Lda.
Esta empresa sediada em Santa Maria da Feira e fundada em 1997, é uma empresa de engenharia e automação industrial especializada no desenvolvimento e comercialização de equipamentos e software para controlo da qualidade e inspeção. De acordo com o fabricante, o software em causa, já amplamente utilizado ao nível da indústria, é uma aplicação informática de controlo estatístico do processo que foi desenvolvido para ser adaptável a qualquer empresa onde se pretenda implementar uma estratégia de prevenção de não conformidades dos produtos produzidos. Teve a sua génese na satisfação de necessidades de controlo da qualidade com aplicação de cartas de controlo no setor corticeiro, onde está largamente disseminado, tendo evoluído para outros setores. 
O CATIM possui uma experiência de mais de 20 anos em assistência técnica a empresas ao nível da gestão da qualidade e na aplicação de ferramentas estatísticas na indústria, em especial ao nível da metalomecânica, tendo tomado contacto com os softwares comerciais mais utilizados  e também com muitas soluções mais ou menos complexas desenvolvidas à medida de cada empresa.
 
A avaliação teve como referência geral as normas aplicáveis ao ciclo de vida de um produto de software, das quais se destacaram:
- ISO / IEC 25040:2011 - Systems and software engineering - Systems anda software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) - Evaluation process
- ISO / IEC 25010: 2011 - Systems and software engineering - Systems and software Quality Requirements anda Evaluation /SQuaRE) - Systems and software quality models.
que foram muito úteis também para se definir os limites da avaliação e metodologia a seguir.
Tendo em conta os objectivos e possibilidades, foi decidido focalizar a avaliação sobre duas das importantes características com que se pode definir a qualidade de um software: a funcionalidade (functionality) e usabilidade (usability), características ao alcance da competência do CATIM e dentro da perspectiva que interessa a um utilizador do SPC.
A funcionalidade é definida pela capacidade do produto ou sistema fornecer funções que atendam necessidades explícitas e implícitas, quando usado sob condições específicas.
A usabilidade é definida pela capacidade do produto ou sistema poder ser usado por utilizadores específicos para atingir metas específicas.

 

Video sobre o Software pode ser acedido: aqui
Especificação do EGITRON SPC PRO: aqui
Relatório CATIM: aqui
Nota: artigo sobre esta avaliação será publicado no próximo nº da revista TECNOMETAL
 
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário