A Indústria Automóvel (Automotive Industry, inclui automóveis, camiões, autocarros e motociclos) exige níveis de qualidade do produto, produtividade, competitividade e capacidade de melhoria contínua, que só as organizações que adoptarem as melhores práticas conseguem alcançar.
Os construtores automóveis exigem aos seus fornecedores que adiram a especificações técnicas muito apertadas, suportadas num sistema de gestão da qualidade para a indústria automóvel conhecida por ISO /TS 16949: 2009 (especificação técnica).
Os construtores automóveis exigem aos seus fornecedores que adiram a especificações técnicas muito apertadas, suportadas num sistema de gestão da qualidade para a indústria automóvel conhecida por ISO /TS 16949: 2009 (especificação técnica).
Esta Norma ISO /TS 16949:2009, Quality management systems - particular requirements for the application of ISO9001:2008 for automotive production and relevant service part organization, foi desenvolvida pela IATF - International Automotive Task Force e pelo Comité Técnico ISO/TC 176 tendo-se tornado a norma de referência para a certificação que é exigida pelos grandes construtores (normalmente designados por OEM - Original Equipment Manufacturer) aos seus fornecedores. Aliás a prática é de nem se falar em negócio antes que o potencial fornecedor esteja certificado...
Esta especificação sucedeu às diversas normas da indústria automóvel existentes anteriormente, quer nos USA, Alemanha, França e Itália (como exemplo a QS 9000) tornando-se assim um referencial comum e global, facilitando imenso a vida aos fornecedores (que forneciam muitas vezes a diversos fabricantes) e aos próprios construtores.
No caso dos membros da IATF, a certificação de acordo com a ISO/TS 16949 é requisito obrigatório para os fornecedores "tier 1" (fornecedor de 1º nível), sendo referido ao "site" (fábrica) de uma organização de produção directamente contratada pela OEM para enviar o produto directamente para uma unidade desta.
Existe uma versão portuguesa harmonizada da ISO/TS 16949: 2002 que pode ser acedida via IPQ.
O CATIM tem já uma larga experiência de intervenção junto das PME, apoiando-as na definição e implementação (e no processo de certificação) dum sistema de gestão da qualidade baseado na ISO/TS 16949, assim como nas principais ferramentas/metodologias utilizadas na indústria automóvel e auditorias internas.
Eis algumas ferramentas/metodologias utilizadas:
- APQP (Advanced Product Quality Planning) e PPAP (Production part Approval Process)
- FMEA (Failure Modes and Effects Analysis)
- 8D (Eight Disciplines Problem Solving)
- SPC (Statistic Process Control)
- MSA (Measurement Systems Analysis)
Para mais informações p.f. contactar a Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM.
Esta especificação sucedeu às diversas normas da indústria automóvel existentes anteriormente, quer nos USA, Alemanha, França e Itália (como exemplo a QS 9000) tornando-se assim um referencial comum e global, facilitando imenso a vida aos fornecedores (que forneciam muitas vezes a diversos fabricantes) e aos próprios construtores.
No caso dos membros da IATF, a certificação de acordo com a ISO/TS 16949 é requisito obrigatório para os fornecedores "tier 1" (fornecedor de 1º nível), sendo referido ao "site" (fábrica) de uma organização de produção directamente contratada pela OEM para enviar o produto directamente para uma unidade desta.
Existe uma versão portuguesa harmonizada da ISO/TS 16949: 2002 que pode ser acedida via IPQ.
Fonte: ISO/TS 16949: 2002
Eis algumas ferramentas/metodologias utilizadas:
- APQP (Advanced Product Quality Planning) e PPAP (Production part Approval Process)
- FMEA (Failure Modes and Effects Analysis)
- 8D (Eight Disciplines Problem Solving)
- SPC (Statistic Process Control)
- MSA (Measurement Systems Analysis)
Para mais informações p.f. contactar a Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM.
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