sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A Norma NP 4457:2007 - Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI)

 
A Norma NP 4457: 2007 permite às empresas desenvolverem e implementarem uma Política de IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação), com o objectivo de aumentar a eficácia do desempenho inovador, considerando todos os tipos de inovação: Produto, Processo, Organizacional e de Marketing.
É assim um documento orientador importante a ser considerado pelas empresas, procurando aí um modelo de referência, conceitos e práticas para promover a inovação, factor decisivo na competitividade e sustentabilidade.
Esta norma segue uma abordagem PDCA (Planear - Executar - Verificar - Actuar) e está alinhada com as normas da Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental, NP EN ISO 9001 e NP EN ISO 14001 respectivamente, o que facilita imenso a sua adopção e permite dar um valor acrescentado significativo aos sistemas de gestão implícitos.
 
Inovação corresponde à implementação de uma nova ou significativamente melhorada solução para a empresa, novo produto, processo, método organizacional ou de marketing, com o objectivo de reforçar a sua posição competitiva, aumentar o desempenho , ou o conhecimento
(NP4456 – 2007, adaptado de OCDE-2005)
 
Esta norma tem sido utilizada como referencial para certificação, havendo já várias empresas com o seu sistema de gestão de IDI certificado no âmbito do Sistema Português da Qualidade.
Um destas empresas é a empresa OPT - Optimização e Planeamento de Transportes, empresa PME, com a qual o CATIM teve a oportunidade de colaborar, prestando a necessária assistência técnica para a definição e implementação de um sistema de gestão da Qualidade e de IDI, e consequente certificação (Dez. 2010). Desde essa data o CATIM tem colaborado na realização das auditorias internas, disponibilizando os necessários auditores.
 
Para mais informações sobre a implementação de um sistema de gestão de IDI ou a realização de diagnósticos e auditorias de IDI, referencial NP 4457, contactar p.f. com Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM.
 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Inovação, não coisa nova...
 
“A inovação é a ferramenta própria dos empresários, é o modo deles explorarem a mudança, transformando-a em oportunidade para um negócio ou serviço diferentes...”
Peter Druck (1985)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
“As organizações adquirem vantagens competitivas com actos de inovação. Elas abordam a inovação no sentido lato, que compreende as novas tecnologias bem como os novos caminhos para fazer coisas...”
Michael Porter (1990)

Sem comentários:

Enviar um comentário