terça-feira, 5 de junho de 2012

Política da Qualidade do CATIM


Melhorar continuamente a Qualidade CATIM.
Esta Política é evidenciada pela capacidade do CATIM de satisfazer de forma crescente e reconhecida as necessidades dos seus clientes, de dotar de maior eficiência e eficácia os seus processos, de garantir o equilíbrio económico-financeiro da instituição, e assegurar a realização dos seus colaboradores.
Para sustentar o processo de melhoria, o CATIM compromete-se a avaliar de forma sistemática os seus processos, negócios e grau de satisfação dos seus clientes e colaboradores e a definir periodicamente novos objectivos.

Imparcialidade, independência e integridade.
Faz parte da Política da Qualidade, a necessidade de o CATIM se manter imparcial e independente nas suas actividades de avaliação técnica. As suas actividades e respectivo pessoal não poderão estar sujeitos a qualquer tipo de pressão que possa colocar em causa a credibilidade dos serviços prestados. Estes requisitos, aliados à competência técnica reconhecida, são e serão a base do relacionamento com cada Cliente e a base também da acreditação dos laboratórios de ensaio e de calibração, do reconhecimento do CATIM como Organismo Notificado e de outros futuros reconhecimentos.
Para assegurar a imparcialidade, independência e integridade, os laboratórios e seu pessoal, para além da execução de ensaios, não participam na concepção, fabrico ou venda dos itens que ensaiam, nem prestam serviço de consultoria técnica com base nos ensaios/calibrações efectuados nos Laboratórios.
Nas actividades inerentes ao reconhecimento como Organismo Notificado e outras por exemplo actividades de inspecção por terceira parte para as quais o CATIM seja acreditado, as respectivas entidades orgânicas do CATIM e seu pessoal não participam na concepção, fabrico, fornecimento, instalação, utilização ou manutenção dos itens inspeccionados, ou de itens semelhantes da concorrência. Nestas actividades o CATIM garante o livre acesso a todas as partes interessadas aos serviços prestados de marcação CE e de inspecção, não definindo quaisquer condições financeiras ou outras discriminatórias.

Confidencialidade e segurança.
Faz parte da Política da Qualidade a completa observância do sigilo profissional no que diz respeito a toda a informação trocada com cada cliente e a segurança de toda a informação ou itens no CATIM depositados.
O compromisso de sigilo profissional por parte de cada colaborador do CATIM é formalizado pela assinatura de um termo de responsabilidade.
A segurança da informação ou dos itens é também garantida pela definição e implementação de medidas que impeçam o indevido acesso ou apropriação de informação ou de itens.

Cooperação.
Faz parte da Política da Qualidade a determinação do CATIM em cooperar de forma aberta e interessada com clientes, organismos de acreditação, de normalização, de regulamentação, outros laboratórios e organismos notificados e de inspecção, com vista à plena satisfação das necessidades dos clientes em particular e da sociedade em geral como instrumento essencial da melhoria contínua da qualidade.

Laboratórios de Ensaios e Calibrações
Faz parte da Política da Qualidade a completa observância da Norma NP EN ISO/IEC 17025 e o compromisso de que todos os ensaios e calibrações sejam efectuados de acordo com os métodos estabelecidos e com os requisitos dos clientes.

Ambiente e Segurança
O CATIM preocupa-se com a preservação do Ambiente, controlando os impactes ambientais inerentes às suas actividades e cumprindo a legislação ambiental aplicável. É nosso objectivo criar e fomentar o sentido de responsabilidade pelo Meio Ambiente, com a participação de todos os colaboradores.
A saúde de todos os colaboradores é essencial para o bem-estar dos próprios e o bom desempenho de qualquer empresa. Nesta perspectiva o CATIM compromete-se ao cumprimento de toda a legislação de higiene e segurança no trabalho. Investe na formação e informação contínua dos seus colaboradores, na identificação e avaliação de riscos para as pessoas e para o ambiente que possam advir da sua actividade, privilegiando as acções de protecção colectiva e disponibilizando equipamentos de protecção individual.

Fonte: Manual da Qualidade do CATIM

Sem comentários:

Enviar um comentário