As auditorias internas, também denominadas como auditorias de primeira parte pois são conduzidas por ou em nome da própria organização (auditores próprios ou auditores contratados), são um poderoso instrumento de avaliação da eficácia do sistema de gestão em causa (qualidade, ambiente, segurança, IDI, etc).
As auditorias internas visam obter evidências que possibilitem uma avaliação objectiva sobre o sistema de gestão, determinando em que medida as políticas, procedimentos, requisitos especificados (critérios de auditoria) são cumpridos.
Da avaliação efectuada resultam constatações que podem indicar conformidade ou não conformidade (satisfação ou não de especificações, requisitos legais e do cliente por exemplo), oportunidades de melhoria ou registo de boas práticas.
Por exemplo no domínio da gestão da qualidade, as auditorias internas são um requisito da Norma NP EN ISO 9001, que especifica que a organização deve conduzir auditorias internas em intervalos planeados para determinar se o sistema de gestão da qualidade:
- está conforme com as disposições planeadas, com os requisitos desta Normas e com os requisitos do sistema de gestão da qualidade estabelecidos pela organização;
- está implementado e mantido com eficácia
Aproveite as vantagens que uma auditoria interna pode trazer para melhorar a gestão e a qualidade, identificando não conformidades, desperdícios, práticas desajustadas, riscos desnecessários.
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