sexta-feira, 29 de junho de 2018

Novo Regime da Prevenção e Controlo das Emissões de Poluentes para o ar




Entrará em vigor no próximo dia 1 de julho, o Decreto-Lei n.º 39/2018, de 11 de junho, que estabelece o regime da prevenção e controlo das emissões de poluentes para o ar, e transpõe a Diretiva (UE) 2015/2193, revogando o Decreto-Lei n.º 78/2004, de 3 de abril.
Este diploma procura incluir num único diploma as obrigações decorrentes da legislação atual no domínio da prevenção e controlo das emissões atmosféricas e das portarias que permitem a sua regulamentação, bem como o regime aplicável às médias instalações de combustão.
São várias as alterações introduzidas com este novo diploma legal aplicáveis às instalações industriais e de combustão.

CATIM - Unidade Ambiente e Segurança


terça-feira, 26 de junho de 2018

Sessão de Encerramento do Projeto TransTec.I&I | 29 de junho | CATIM Porto



No próximo dia 29 de junho terá lugar nas instalações do CATIM, no Porto, a sessão de encerramento do projeto TransTec.I&I.
O projeto TransTec.I&I, submetido e aprovado no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (Norte2020), tem como principal objetivo explorar estratégias de aglomeração, de proximidade e de escala entre o tecido empresarial do Norte de Portugal, através do desenvolvimento de iniciativas de interação, de difusão e de aposta na inovação dos processos e dos produtos, com especial enfoque nas empresas do setor metalúrgico, metalomecânico e afins, clusters de empresas da área das tecnologias de produção e indústrias produtivas em geral, permitindo a transferência de know-how e de tecnologia nas áreas da Metrologia e da Metalografia.

Agenda

14h30 - Receção

15h00 - Opening Session
Vania Pacheco (CATIM)

15h10
Novas metodologias e técnicas de análise associadas ao Microscópio Invertido Motorizado - Principais Resultados
Joana Leal (CATIM)

15h30
Novas metodologias e técnicas de análise associadas ao Durómetro
automático com interface digital - Principais Resultados
Pedro Castro (CATIM)

15h50
Tomografia computadorizada para avaliação da conformidade em componentes técnicos
Fernando Ferreira, Hélder Guerra (CATIM)

16h20 - Coffee-Break

16h40 - TransTec.I&I – Principais Números & Resultados
Vania Pacheco (CATIM)

17h00
Encerramento


Inscrições: vania.pacheco@catim.pt


segunda-feira, 25 de junho de 2018

Delegação do "Korea Gas Safety Corporation, KGS) visitou o CATIM


Uma delegação de quadros do Governo e do KGS - Korea Gas Safety Corporation, visitou esta segunda-feira o CATIM. 
A uma sessão em sala com a apresentação da KGS e do sector metalúrgico e metalomecânico português e do CATIM efectuado pelo Eng. Hildebrando Vasconcelos, sucederam-se duas intervenções relacionadas com o motivo da visita, a apresentação do Laboratório de Ensaios do CATIM pelo Eng. Pedro Castro e a apresentação do Organismo Notificado pelo Eng. Francisco Alba, ambas as intervenções com foco na temática dos ensaios e Marcação CE de aparelhos a gás.
Após curto período de questões, realizou-se uma visita ao Laboratório de Ensaios do CATIM com orientação e explicações da Engª Elisa Costa.

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Diretiva SEVESO III, formação CATIM, 28 de Junho



PROGRAMA
DIRETIVA SEVESO III
-          Enquadramento da diretiva e Decreto-Lei n.º 150/2015 de 5 de agosto
-          Principais requisitos
AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE
-          Critérios para análise de informação relativa a “substâncias perigosas”
-          Verificação do enquadramento dos estabelecimentos no Decreto-Lei n.º 150/2015
-          Nível inferior e superior de perigosidade
-          Obrigações dos estabelecimentos face ao tipo de enquadramento
PREVENÇÃO DE ACIDENTES GRAVES
-          Conceito
-          Política de prevenção de acidentes graves
-          Relatório de Segurança
-          Auditoria
-          Plano de emergência interno (PEI)
-          Plano de emergência externo (PEE)

Mais informações e inscrições: aqui

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Operacionalização do Regulamento REACH no setor industrial – estou a cumprir?



Estou a cumprir?

A questão “Estou a cumprir?” ainda se coloca em muitas empresas do setor industrial, apesar de já ter decorrido mais de uma 1 década desde a entrada em vigor do Regulamento (CE) n.º 1907/2006, de 18 de dezembro, relativo ao registo, avaliação, autorização e restrição dos produtos químicos (REACH).

De facto, a operacionalização do Regulamento REACH é uma tarefa complexa e dinâmica nas organizações, que exige trabalho em equipa com um conjunto de agentes situados na cadeia de abastecimento de cada substância utilizada na empresa. Por outro lado, o dinamismo em torno desta temática impõe um constante acompanhamento desta matéria.

O dia 31 de maio de 2018 constituiu uma data importante para os agentes da cadeia de abastecimento de substâncias químicas, pois terminou o prazo para registo das substâncias de integração progressiva, ou seja, salvo algumas isenções, a partir do dia 1 de junho de 2018 estas substâncias fabricadas na UE ou importadas, em quantidades iguais ou superiores a uma tonelada por ano, por fabricante ou por importador, apenas podem ser colocadas no mercado se tiverem sido alvo de registo REACH. O utilizador a jusante tem de se certificar que a substância que está a utilizar foi registada no prazo legal, sob pena de estar em incumprimento legal.

O CATIM, tem vindo a colaborar com as empresas na verificação/adequação da sua situação face às exigências do REACH que lhe são aplicáveis.

Caso pretenda receber o nosso apoio, contacte-nos.

Ambiente e Segurança
centro de apoio tecnológico à indústria metalomecânica
Rua dos Plátanos, n.º 197 - 4100-414 Porto – Portugal
Porto | Tel. (+351) 226 159 000 | Fax. (+351) 226 159 035 | Tlm. 962190149

quarta-feira, 13 de junho de 2018

A Norma EN ISO 12100 - Segurança de Máquinas


O principal objetivo desta Norma é proporcionar aos projetistas o enquadramento e orientações sobre as decisões a tomar durante o desenvolvimento das máquinas tendo em vista a conceção de máquinas que sejam seguras em condições previstas de utilização. Também fornece uma estratégia para quem desenvolve as normas e ajuda na preparação de normas tipo-B e tipo-C apropriadas e consistentes.

O conceito de segurança de máquinas considera a capacidade de uma máquina executar a(s) função(ões) prevista(s) durante o ciclo de vida para o qual o risco foi adequadamente reduzido.

Esta Norma é a base para um conjunto de normas que tem a seguinte estrutura:

Normas tipo-A (normas básicas) estabelecem conceitos básicos, princípios de conceção e aspetos
gerais que podem ser aplicados às máquinas

Normas tipo-B (normas gerais de segurança) lidam com um aspeto da segurança ou com um meio de
proteção que pode ser usado num gama ampla de máquinas:
tipo-B1 normas sobre aspetos gerais de segurança (por exemplo, distâncias de segurança,
temperatura de superfície, ruído)
tipo-B2 normas sobre meios de proteção (por exemplo, comandos bimanuais, dispositivos de
encravamento, dispositivos sensíveis à pressão, protetores);

Normas tipo C (normas de segurança por categoria de máquinas) lidam com requisitos de segurança
detalhados aplicáveis a uma máquina particular ou grupo de máquinas particular.

A presente Norma EN ISO 2010 está a ser traduzida na comissão técnica CT40 - Máquinas Ferramenta, comissão técnica coordenada pelo Organismo de Normalização Sectorial CATIM, presidida por Alberto Fonseca, também do CATIM.
Esta tradução encontra-se neste momento na fase de revisão da prova de autor na CT40, pelo que se prevê que seja publicada pelo IPQ a curto prazo como NP EN ISO 12100:2018

segunda-feira, 11 de junho de 2018

SimpMet2018 - 6ª Edição do Simpósio de Metrologia 2018



No passado dia 23 de Maio realizou-se a 6ª edição do Simpósio de Metrologia, SIMPMET2018 iniciativa que contou com o apoio do CATIM.
Com 200 inscrições que esgotaram a capacidade da sala, o SimpMet deste ano focou-se no debate de vários temas que a curto prazo irão ter profundas implicações na metrologia e na indústria, como o Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) que entrou em vigor no passado dia de 25 de Maio, a reformulação do Sistema Internacional de Unidades (SI) e a nova edição da norma ISO/IEC 17025 e a Mobilidade.

Isabel Perfeito do CATIM, além de participar mais uma vez na Comissão Organizadora, participou com Noélia Duarte (Comissão de normalização APQ/ IPQ - CT 147 e ISO/ CASCO WG44 – Revisão da  ISO/IEC 17025) na apresentação da comunicação "A nova ISO/IEC 17025 - Mudança e impacto para os laboratórios".


segunda-feira, 4 de junho de 2018

Comparative study of the application of risk assessment methodologies and Risk Matrix in collaborative robots.



https://ahfe2018.org/


É o título do artigo da autoria de Alberto Fonseca e Cláudia Pires do CATIM e que será apresentado na 9º Conferência AHFE2018 (Applied Human Factors and Ergonomics) que decorrerá em Orlando, EUA nos próximos dias 21 a 25 de Julho.


Abstract: This article proposes the study and analysis of the risks associated to complex machines, namely the collaborative robots. 
Currently, collaborative robots are in full development with application already identified in different sectors of activity and with great potential compared to other complex machines.
However for new working situations could be necessary to use new risk assessment approach, suitable to deal with all new parameters and new risks generated by the collaborative work between a (complex) machine and human beings.
In this sense, it is important to assess the risks of this type of machines, and this may addresses to the need of different methodology of risk assessment to be used in new and complex cases like these seems to are.
In view of this scenario, a comparative study was carried out between two risk assessment methodologies in order to identify risk management tools for decision support and thus to support the manufacturers and users of these machines (collaborative robots) in the use of appropriate and reliable methodologies.
The study compares two methodologies of risk assessment (in real context). The “RCM - Reliability Centred Maintenance”,  complex and exigent one normally used in the airspace industry, and the “Risk Matrix”, a simple methodology currently in use for the safety of machines and work equipment.
This study will evaluate the quality of results regarding the application of the RCM methodology, tested and recognized in a sector known of great criticality, in another developing industrial sector. On the other hand, the quality of information obtained from a simple and frequently used methodology between manufacturers and users of these complex machines will also be evaluated.

Programa da Conferência: aqui