quarta-feira, 22 de julho de 2015

Regulamento relativo à concepção e aos processos de autorização de construção e entrada em serviço de instalações por cabo para o transporte de pessoas.


 
O « Regulamento sobre construção, entrada em serviço e exploração de Funiculares; D.R. 156 série II de 2003-07-09» foi revogado pelo Regulamento n.º 227/2012 - Regulamento relativo à concepção e aos processos de autorização de construção e entrada em serviço de instalações por cabo para o transporte de pessoas.
Ao contrário do regulamento anterior que era só aplicável a funiculares, o presente abrange também todas os teleféricos e telesquis.
Desde 2004 que o CATIM tem sido reconhecido pelas autoridades nacionais e regionais como entidade competente para efectuar a avaliação da conformidade deste tipo de instalações, fazendo a apreciação dos riscos na fase do projecto e na fase da construção.
Para os que quiserem aprofundar o seu conhecimento sobre este tipo de instalações, o Livro "Funiculares e Teleféricos de Portugal" da autoria de Alberto Fonseca, António Vasconcelos e Francisco Alba e editado pelo CATIM em 2013, faz uma descrição detalhada de todas as instalações existentes há época em Portugal. Instalações fantásticas do ponto de vista da engenharia, pelos locais em que estão instaladas permitem vistas únicas e experiências inesquecíveis.
Como os autores o referiram, ligam lugares, mostram paisagens, fazem história!
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário