quarta-feira, 29 de julho de 2015

EUROSHNET - 5th European Conference on Standardization, Testing and Certification , 14 a 16 de Out 2015


 
O trabalho “Promoting healthy workplaces through psychosocial risks management: Deconstructing SME’s assumptions and future directions”, da autoria de Clúadia Fernandes do CATIM, foi aprovado para a Conferência Europeia da EUROSHNET - 5th European Conference on Standardization, Testing and Certification que se vai realizar em Sevilha entre os dias 14 a 16 de outubro de 2015.
Resumo
The impact of psychosocial risks in the quality of workplace health is now widely acknowledged as a priority in health and safety in Europe. European industrial tissue is mainly constituted by SME’s with a special focus on micro enterprises. Due to its uniqueness (when compared with big multinational companies) the approach must be tailored and grounded on the reality. We will analyze and discuss the main constrains within psychosocial risks management grounded on the PDCA (plan-do-check-act) approach present on ISO/CEN/BSI (and other) standards, and the role of standardization for the process internalization within SME’s. It will be addressed questions related to the concept, assessment, uniqueness, intervention, evaluation, expertise, action plan drawing, stakeholders and others.
On the basis of the current work an action plan for managing psychosocial risks and promoting healthy SME’s is proposed with a link to a value-based sustainable perspective for the industry.
Para mais informações sobre a Conferência:  http://www.euroshnet-conference.eu/welcome.html

segunda-feira, 27 de julho de 2015

WOS 2015 (Workingonsafety) - 8th Conferência internacional no Porto, 23 a 25 de Setembro!

 
 
 
Tendo como entidade anfitriã a Universidade do Minho, esta importante conferência internacional vai realizar-se no Porto, no próximo mês de Setembro.
O Eng. Alberto Fonseca e a Engª Cláudia Pires  do CATIM, vão apresentar a comunicação "Smart Prevention for Sustainable Safety".
A marcar na agenda!

Para mais informações: WOS 2015

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Regulamento relativo à concepção e aos processos de autorização de construção e entrada em serviço de instalações por cabo para o transporte de pessoas.


 
O « Regulamento sobre construção, entrada em serviço e exploração de Funiculares; D.R. 156 série II de 2003-07-09» foi revogado pelo Regulamento n.º 227/2012 - Regulamento relativo à concepção e aos processos de autorização de construção e entrada em serviço de instalações por cabo para o transporte de pessoas.
Ao contrário do regulamento anterior que era só aplicável a funiculares, o presente abrange também todas os teleféricos e telesquis.
Desde 2004 que o CATIM tem sido reconhecido pelas autoridades nacionais e regionais como entidade competente para efectuar a avaliação da conformidade deste tipo de instalações, fazendo a apreciação dos riscos na fase do projecto e na fase da construção.
Para os que quiserem aprofundar o seu conhecimento sobre este tipo de instalações, o Livro "Funiculares e Teleféricos de Portugal" da autoria de Alberto Fonseca, António Vasconcelos e Francisco Alba e editado pelo CATIM em 2013, faz uma descrição detalhada de todas as instalações existentes há época em Portugal. Instalações fantásticas do ponto de vista da engenharia, pelos locais em que estão instaladas permitem vistas únicas e experiências inesquecíveis.
Como os autores o referiram, ligam lugares, mostram paisagens, fazem história!
 

 

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Construção e/ou ampliação de instalações industriais

Sr. Empresário, vai construir ou ampliar uma nova nave industrial?

O CATIM pode apoiar as empresas de engenharia ou os próprios donos de obra a conceber e construir instalações industriais em total conformidade com os requisitos legais nos domínios do Ambiente e da Segurança e alinhadas com as melhoras práticas em termos da gestão da qualidade e da organização industrial.
 
O que fazemos?
Integrados nas equipas de engenharia responsáveis pelo projecto e construção, identificamos a legislação e normalização aplicável, apoiamos o diálogo com as entidades oficiais responsáveis, podemos participar nas discussão com fornecedores de equipamentos e sistemas, contribuímos para que o projecto e instalação cumpra os requisitos aplicáveis e o dono da obra fique com toda a documentação e informação relevante. Quando se tem que alterar algo, tudo fica mais difícil e caro depois de construído...
E podemos ir mais além: temos uma larga experiência em colaborar com pequenas e médias empresa nos domínios da gestão da qualidade e da organização industrial. Por exemplo um layout adequado do espaço fabril e armazéns é um passo fundamental para a produtividade!
Construir de novo e bem é fácil, remendar é sempre mais difícil!
Contacte-nos!

quarta-feira, 15 de julho de 2015

CASTELBEL implementa a Norma ISO 22716: 2007, Cosmetics – Good manufacturing practices (GMP)

 

A empresa CASTELBEL – Artigos de Beleza. S.A., com sede no Castelo da Maia, dedica-se ao fabrico e comercialização de sabonetes e outros produtos de luxo perfumados para a casa e para o corpo.
A laborar desde 1999, a CASTELBEL pauta-se pela excelência e qualidade dos seus produtos. Neste sentido, a empresa implementou com sucesso a norma  ISO 22716: 2007 (Cosmetics – Good manufacturing practices (GMP) – Guidelines on good manufacturing practices), que descreve orientações de boas práticas de fabrico, controlo, armazenamento e expedição de produtos de cosmética.
A Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM orgulha-se em ter participado neste projeto e contribuído para o seu êxito. Agradecemos à CASTELBEL a confiança que depositaram no CATIM e desejamos a toda a sua equipa os maiores sucessos.
 
 

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Reunião do CEN TC 109 WG4 no CATIM


Realizou-se nos passados dias 06 e 07 de Julho no CATIM, Porto, mais uma reunião do CEN TC 109 WG4 – “Hot Water production of central heating boilers for domestic use”.
O Eng. Paulo Couto, representante da Bosch Termotecnologia SA, é o perito nacional que integra este grupo de trabalho da Comissão Técnica de Normalização  CEN /TC 109, comissão na qual Portugal está representado pela Engª Elisa Costa do CATIM.
O CATIM é o Organismo de Normalização Sectorial neste domínio, coordenando a Comissão Técnica de Normalização CT 36 - aparelhos que utilizam sólidos, líquidos ou gasosos, seus dispositivos e acessórios.
Todos os participantes fizeram questão de demonstrar uma grande satisfação com a organização do CATIM e o apoio que deu a esta reunião internacional.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Avaliação do Grau de Satisfação dos Clientes 2015

Uma das importantes medidas que o CATIM mantem para sustentar o processo de melhoria contínua é o de solicitar aos clientes que avaliem periodicamente a qualidade dos serviços e que partilhem connosco a sua percepção sobre a qualidade CATIM.
Esta avaliação que é efectuada anualmente e sem interrupções desde 2001 (14 anos!), incluiu diversos itens de avaliação, entre os quais:
- Tempo de resposta a solicitações
- Prazos de execução do serviço
- Atendimento
- Disponibilidade / Flexibilidade
- Preço
- Conhecimentos Técnicos
 
A avaliação deste ano foi concluída em Maio passado e é com imensa satisfação que constatamos mais uma vez um resultados na linha das avaliações dos anos anteriores e que nos incentivam a continuar e a melhorar.


 
O Sistema de Gestão da Qualidade do CATIM está certificado desde 2005 pela DNV Business Assurance, com base na Norma ISO 9001 e no seguinte âmbito:
 
ASSISTÊNCIA TÉCNICA E AUDITORIAS EM QUALIDADE, AMBIENTE, E SEGURANÇA NO TRABALHO; ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM INOVAÇÃO E MELHORIA DA EFICIÊNCIA, COMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADE; SEGURANÇA DE MÁQUINAS E DE EQUIPAMENTOS DE TRABALHO; SEGURANÇA DE INSTALAÇÕES POR CABO PARA O TRANSPORTE DE PESSOAS; MARCAÇÃO CE; ENSAIOS DE MATERIAIS E PRODUTOS; METROLOGIA – CALIBRAÇÕES E ENSAIOS; FORMAÇÃO; ESTUDOS DE BENCHMARKING, ESTUDOS ESTRATÉGICOS E PLANOS DE DESENVOLVIMENTO.

 

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Jornada Open Innovation, 15 de Julho!


12:00
Abertura - Sonia Pazos Álvarez, Directora de Área de Centros, Axencia Galega de Innovación
12:05
Apresentação do Programa de "Open Inovation" da Comisión Europea - Albertina Días, Independent Expert of the European Commission
12:45
Apresentação da Open Innovation - CloudPYME - Luís Rocha, Responsable Plataforma OI, Responsable Proyecto CloudPYME en CATIM
13:15
Mesa Redonda: Oportunidades de la Innovación Abierta en las PYME de la Eurorregión
13:45
Encerramento / Vino de cortesia
Mais informações: aqui

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Additive Manufacturing European Conference, 23 de Junho, Bruxelas


O CATIM e a AIMMAP, representados pelo eng. Alberto Fonseca, participaram no passado dia 23 de Junho na conferência "Additive Manufacturing European Conference", que se focalizou nesta importante tecnologia, considerada como a tecnologia disruptiva do Séc XXI.
No dia anterior o Working Group da CECIMO - Associação Europeia dos Fabricantes de Máquinas-ferramenta (AM)  que acompanha este tema e onde participa também a AIMMAP e o CATIM , reuniu-se em Bruxelas. Nesta reunião abordaram-se diversos assuntos sobre a evolução da tecnologia e partilhou-se diversa informação sobre a evolução normativa, por exemplo ao nível da ISO /TC 261 - additive manufacturing.
Da interessante conferência, pode-se concluir que a produção aditiva 3D ainda está numa fase importante de investigação e desenvolvimento, em especial ao nível do metal (Metal 3D printing), assistindo-se a nível mundial um grande investimento pelo que se espera um grande crescimento do mercado para os próximos anos.

Programa da Conferência