terça-feira, 21 de maio de 2013

Fórmula 1 nas Escolas: Final regional CTCP, CATIM e CTCV


 
Um desafio e um acontecimento único para muitos jovens, que com a sua motivação e engenho nos fazem acreditar no futuro.
Foi mais uma final regional, desta vez no passado dia 30 de Abril em Espinho, organizada pelo CATIM - Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica e pelo CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, e que contou com a participação de 106 alunos, distribuídos por 21 equipas em representação de 13 escolas do ensino básico e secundário.
Esta iniciativa é uma entre muitas que têm como objectivo sensibilizar os jovens para a importância da indústria na sociedade e para que vejam na actividade industrial o palco privilegiado para a sua realização profissional.
"Fórmula 1 nas escolas" desafia os jovens a desenvolver um projecto global que abrange todas as fases de criação de um Fórmula 1, traduzido num modelo em miniatura, movido com uma botija de CO2. São aplicados no projecto muitos conceitos e ferramentas relacionados com o planeamento, aerodinâmica, design, prototipagem e controlo dimensional, assim como a utilização de software de desenho tridimensional e maquinação controlada por computador. Os jovens, para além de desenvolverem e produzirem o carro, têm que preparar um plano de negócios que engloba o desenvolvimento de um orçamento e angariação de patrocínios.
As equipas são avaliadas por vários critérios, cumprimento dos regulamentos, técnicos, design, velocidade do carro, tempo de reacção do piloto, mas também pelas soluções de engenharia que aplicaram, marketing, patrocínios, identidade, stand, apresentação verbal, melhor portfólio.
Bem hajam!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário