quarta-feira, 31 de outubro de 2012

EN 9100, Indústria Aeronáutica

 

http://www.sae.org/iaqg

EN 9100: 2009 (Ed. 2) - Aerospace series. Quality management systems. Requirements (based on ISO 9001:2000) and Quality systems - Model for quality assurance in design, development, production, installation and servicing (based on ISO 9001:1994)

As normas do setor aeronáutico foram desenvolvidas com base no referencial ISO 9001 pelo grupo internacional AIQG (International Aerospace Quality Group).

De modo a garantir as condições estabelecidas pelo setor aeronáutico (incluindo os requisitos de controlo da segurança dos componentes/peças fabricadas) é essencial a implementação dos critérios definidos na norma EN 9100. Assim, as organizações que pretendam crescer na sua atividade, fornecendo componentes constituintes de aeronaves (instrumentos, aparelhos, mecanismos e peças em geral) terão de caminhar no sentido de adoção das boas práticas preconizadas por este referencial e mesmo obter a certificação por tereceira parte.

Para além do referencial EN 9100 existem outras normas relevantes para este setor, entre as quais ressalta-se:

- EN 9110:2010 (Ed. 2) - Quality Management Systems. Requirements for Aviation Maintenance Organizations

- EN 9120:2010 (Ed. 2) - Quality Management Systems. Requirements for Aviation, Space and Defence Distributors

A certificação segundo o referencial EN 9100 permite o reconhecimento por terceira parte do cumprimento da Norma de referência e é para muitos clientes a condição de partida para qualquer processo negocial.

Se necessitar de apoio na adopção desta importante norma de referência, queira p.f. contactar a Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM, uniddae funcional com mais de 20 anos de experiência em sistemas de gestão da qualidade nos mais diversos referenciais.

Sem comentários:

Enviar um comentário