sexta-feira, 18 de maio de 2012

Funicular dos Guindais - Porto



É uma instalação por cabo para o transporte de pessoas que liga a zona da Ribeira do Douro até à zona da Batalha, ao longo da escarpa dos Guindais e junto à Muralha Fernandina, na cidade do Porto.
Esta instalação, construída por ocasião da Iniciativa "Porto 2001, Capital Europeia da Cultura", e inaugurada em Fevereiro de 2004, representava o estado da arte e em muitos aspectos ainda o representa. Actualmente esta instalação pertence à Metro do Porto SA.
O CATIM, através da sua Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos, foi a entidade que foi seleccionada e qualificada em 2003 para fazer a Análise de Segurança deste equipamento, sujeito a um exigente enquadramento legislativo (DL 313/2002).
A análise de segurança, efectuada em 2 fases distintas, no projecto e depois na construção (inclui ensaios finais), abordou os diversos subsistemas da instalação, entre os quais os sistemas de accionamento e frenagem, cabos e respectivas fixações, instalações mecânicas (tensão dos cabos, estações, suporte de linhas), veículos, instalações electrotécnicas (comando, controlo segurança, comunicação, informação, etc).
Com experiência na análise de segurança de máquinas desde 1994, este trabalho sobre  o Funicular dos Guindais foi o primeiro efectuado pelo CATIM sobre este tipo de instalações, a quem coube também e nos anos seguintes fazer o mesmo tipo de intervenção ou similar na maioria das instalações existentes em Portugal, nomeadamente no Funicular de Stª Luzia em Viana do Castelo, no Teleférico da Zona Histórica de Vila Nova de Gaia, no Ascensor da Nazaré, na Telecadeira da Serra da Estrela (Torre), no Telesquis em Manteigas na Serra da Estrela também, na Telecabine de Lisboa (Expo), no Ascensor da Bica em Lisboa, no Teleférico do Jardim Botânico e no Teleférico do Garajau na Ilha da Madeira.


Sem comentários:

Enviar um comentário