sexta-feira, 13 de abril de 2012

CATIM: Organismo de Normalização Sectorial

Um Organismo de Normalização Sectorial (ONS) é uma entidade reconhecida pelo Instituto Português da Qualidade (Organismo Nacional de Normalização), que tem como objectivo desenvolver actividade de normalização num determinado domínio.
O CATIM é reconhecido como ONS, sendo responsável por coordenar diversas Comissões Técnicas de Normalização (CT), que são constituídas por entidades interessadas nos domínios de aplicação, entre as quais as empresas, associações, laboratórios.


A participação activa nos trabalhos normativos e/ou o acompanhamento da  sua evolução é uma actividade estratégica dos países e organizações (entre as quais as empresas, associações, laboratórios, etc), podendo deste modo influenciar decisões, antever as tendências e requisitos, conhecer as melhores práticas.
O CATIM mantem assim uma importante actividade normativa, não só através das tarefas que executa pelo facto de ser reconhecido como Organismo de Normalização Sectorial, mas também pela participação activa e acompanhamento das diversas comissões técnicas e grupos de trabalho nacionais, europeus e internacionais relacionados com as suas áreas de competência.
ONS CATIM

Cerca de 20% dos colaboradores do CATIM participam em diversas comissões técnicas e grupos de trabalho, num total de 29 a nível nacional (IPQ), 68 a nível europeu (CEN) e 18 a nível internacional (ISO).

Sem comentários:

Enviar um comentário