segunda-feira, 23 de abril de 2012

18º Congresso Internacional de Ergonomia, Brasil

Decorreu no passado mês de Fevereiro na cidade do Recife no Brasil, o 18º Congresso Internacional de Ergonomia “Designing a Sustainable Future”, organizado pela IEA – International Ergonomics Association.
Neste evento, que contou com o apoio de grandes empresas como a Volkswagen, Fiat, McDonald’s, Embraer, Petrobras, entre outras, contou com cerca de 2000 participantes e mais de 1300 comunicações técnicas e científicas sobre o que de mais actual se tem desenvolvido nesta importante área para a saúde dos trabalhadores e produtividade/competitividade das organizações.
Estiveram presentes investigadores de todos os “cantos” do Mundo, desde a Austrália aos EUA, passando pela Finlândia, Suécia, Suíça, Canada, Japão, China, Alemanha, entre outros. alguns dos quais de renome internacional, como Enrico Occhipinti e Daniela Colombini , autores do método OCRA –Occupational Repetitive Actions (descrito na norma ISO 11228:3 – Manual handling / Handling of low loads at high frequency).
O CATIM teve a honra de participar neste evento, tendo sido representado pela Eng. Cláudia Pires da Unidade de Qualidade e Inovação que apresentou a comunicação Ergonomic Assessment Methodologies in Manual Handling of Loads - Opportunities in Organizations”.
Esta comunicação abordou a avaliação de postos de trabalho de empresas metalomecânicas quanto à movimentação manual de cargas e apontou ações mitigadoras, inclusive na reconcepção de máquinas e equipamentos, para eliminação / minimização de posturas prejudiciais.
A comunicação da Eng. Cláudia Pires mereceu uma referência na cerimónia de encerramento por parte da Dr.ª Veerle Hermans da Bélgica, membro da Comissão Científica, que teceu um honroso elogio, facto que premeia o esforço e a qualidade da intervenção em causa e que nos deixa a todos (CATIM) especialmente orgulhosos.



Sem comentários:

Enviar um comentário