quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Inspeção a estantes de armazenamento!


Inspeção a estantes de armazenamento!

Os sistemas de armazenamento são considerados equipamentos de trabalho e, portanto, devem ser mantidos em condições adequadas de funcionamento e em conformidade com os requisitos mínimos de segurança especificados pelo Decreto-Lei 50/2005.

Os limites de utilização devem ser definidos e cumpridos, estabelecendo um procedimento de inspeção regular de forma a controlar as estantes e, se for o caso, identificar, reduzir e eliminar os riscos decorrentes da sua deterioração.

A norma EN 15635:2008 - “Steel static sotage systems – Application and maintenance of storage equipment” – Sistemas de armazenamento em estantes metálicas – Aplicação e manutenção do equipamento de armazenamento" fornece um guia de boas práticas na identificação e controlo do risco relacionado com este tipo de equipamento de trabalho, e quando cumprida, evidencia que a empresa tomou as medidas necessárias relativamente ao seu bom funcionamento e segurança.

Esta norma foi elaborada no âmbito do comité CEN/TC 344 – Steel static storage systems e aborda os sistemas de armazenamento desde a montagem e instalação, alterações na sua disposição, a sua utilização, a avaliação de componentes danificados e também alterações que requerem uma revisão das operações de segurança de armazenamento.

A inspeção periódica deste tipo de equipamentos é necessária, devendo a frequência ser definida de acordo com o histórico de utilização, o ambiente em que o equipamento está inserido, o tipo de utilização previsto, as dimensões, o tipo de equipamento para aceder às estantes (empilhador/stacker), etc, mas pode-se recomendar como ponto de partida uma inspeção anual. 

Desta inspeção resulta ou pode resultar a determinação da carga máxima admissível, a identificação de aspetos a corrigir e a revisão das operações de segurança de armazenamento. 

A Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM tem a competência necessária para fazer este tipo de inspeções de acordo com a norma acima referida.

Contacte-nos!

catim@catim.pt



Sem comentários:

Enviar um comentário