terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Indústria automóvel: A Norma IATF 16949: 2016



 A Indústria Automóvel (Automotive Industry, inclui automóveis, camiões, autocarros e motociclos) apresenta uma elevada exigência ao nível da qualidade do produto, produtividade, competitividade e capacidade de melhoria contínua. Para alcançar o nível de excelência pretendido, as organizações devem adotar as melhores práticas.

Os construtores automóveis exigem aos seus fornecedores que adiram a especificações técnicas muito apertadas suportadas num sistema de gestão da qualidade para a indústria automóvel que tem como referências a norma IATF 16949: 2016 - Quality management systems requirements for automotive production and relevant service parts organization e a norma ISO 9001:2015, para além dos seus próprios requisitos específicos..

A norma IATF 16949: 2016   foi desenvolvida pela IATF - International Automotive Task Force e é a norma de referência para a certificação que é exigida pelos grandes construtores (normalmente designados por OEM - Original Equipment Manufacturer) aos seus fornecedores.

No caso dos membros da IATF, a certificação de acordo com a IATF 16949 é requisito obrigatório para os fornecedores "tier 1" (fornecedor de 1º nível), sendo referido ao "site" (fábrica) de uma organização de produção contratada pela OEM. Nos restantes fornecedores da cadeia de fornecimento/abastecimento, a certificação IATF 16949 poderá não ser necessariamente a primeira etapa no processo de qualificação e desenvolvimento de um fornecedor , mas será uma etapa incontornável.

O CATIM pode apoiar as PME na definição e implementação (e no processo de certificação) dum sistema de gestão da qualidade baseado na IATF 16949, assim como nas principais ferramentas/metodologias utilizadas na indústria automóvel e auditorias internas.

Eis algumas ferramentas/metodologias utilizadas:

- APQP (Advanced Product Quality Planning) e PPAP (Production part Approval Process)

- FMEA (Failure Mode and Effects Analysis)

- 8D (Eight Disciplines Problem Solving)

- SPC (Statistic Process Control)

- MSA (Measurement Systems Analysis)


Para mais informações p.f. contactar:

Unidade da Qualidade e Inovação 

catim@catim.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário