As auditorias internas visam obter evidências que possibilitem uma avaliação objectiva sobre o sistema de gestão, determinando em que medida, as políticas, procedimentos, requisitos especificados (critérios de auditoria) são cumpridos.
Da avaliação efectuada resultam constatações que podem indicar conformidade ou não conformidade (satisfação ou não de especificações, requisitos legais e do cliente por exemplo), oportunidades de melhoria ou registo de boas práticas.
Por exemplo na qualidade, as auditorias internas são um requisito da Norma NP EN ISO 9001, que especifica que a organização deve conduzir auditorias internas em intervalos planeados para determinar se o sistema de gestão da qualidade:
- está conforme com as disposições planeadas, com os requisitos desta Normas e com os requisitos do sistema de gestão da qualidade estabelecidos pela organização;
- está implementado e mantido com eficácia
Aproveite as vantagens que uma auditoria interna pode trazer quando realizada por auditores externos, que conseguem o devido distanciamento à prática da empresa, aportando uma avaliação independente, tão útil para a melhoria do sistema de gestão da qualidade, identificação de novas práticas, riscos não considerados ou deficiente abordagem à gestão do risco (questão importante na nova Norma ISO 9001: 2015).
O CATIM está certificado ISO 9001 para serviços no âmbito da gestão da qualidade, ambiente , segurança no trabalho e gestão da Inovação.
Contactos: Unidade da Qualidade e Inovação e Unidade de Ambiente e Segurança
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