segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Gurus da Qualidade


A sílaba gu significa sombra
A sílaba ru, aquele que dissipa

Guru…palavra muito antiga, do sânscrito e que continua a seu utilizada nos dias de hoje.
Guru, mestre, a pessoa que guia ou orienta, aquele que tem o poder de fazer dissipar a escuridão (ignorância)

E na Qualidade eles existem…

Walter A. Shewhart
Walter Shewhart (1891-1967), matemático e estatístico norte-americano, é conhecido essencialmente pela introdução do Controlo Estatístico de Processos e criação das Cartas de Controlo. Esta contribuição revolucionou a indústria na medida em que a inspeção produto a produto deixou de ser predominante.

Armand Feigenbaum
Feigenbaum (1922-2014), nascido nos Estados Unidos e doutorado pelo MIT, foi presidente da American Society for Quality (ASQ) e da International Academy for Quality (IAQ). Foi responsável pela criação do conceito de Controlo de Qualidade Total, sendo o autor do livro Total Quality Control.

Kauro Ishikawa
Formado em Química Aplicada, Ishikawa (1915-1989) foi um dos grandes impulsionadores dos Círculos da Qualidade no Japão, com o objetivo de envolver os operadores na resolução de problemas da qualidade.
Conhecido pela criação do Diagrama de Ishikawa (Diagrama de Causa-Efeito), propôs também a utilização das 7 ferramentas básicas da qualidade, passíveis de serem utilizadas pelos próprios operadores, e refere que estas resolvem cerca de 95% dos problemas da qualidade em qualquer organização.

Joseph M. Juran
Juran (1904-2008), em conjunto com Deming, revolucionou o conceito da qualidade no Japão após a Segunda Guerra Mundial, dando enfase à importância do comprometimento da gestão de topo e o envolvimento de todos os colaboradores na gestão da qualidade. Autor de vários livros, como é o caso de Quality Control Handbook, Juran introduziu a famosa Trilogia de Juran (Planeamento, Controlo e Melhoria).

W. Edwards Deming
William Edwards Deming (1900-1993) defende a tomada de decisões baseadas em fatos e nunca em intuições, com recurso à análise estatística. Propôs os 14 Pontos para a Qualidade e as 7 Doenças Mortais de uma Organização.
Uma das suas principais contribuições foi a disseminação do ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act).

Philip B. Crosby
Crosby (1926-2001) foi o grande promotor da ideia dos “zero defeitos” e do investimento na prevenção por partes das empresas, de forma a que tudo fosse bem produzido à primeira. Para Crosby, qualidade significa conformidade com os requisitos técnicos (qualidade de conformidade). É autor do livro Quality is Free.


Bibliografia
[1] Bendell, T., Penson, R., & Carr, S. (1995). The quality gurus–their approaches described and considered. Managing Service Quality: An International Journal, Vol. 5(6), pp.44-48;
[2] Davies, E. C. (2001). The quality gurus. Engineering Management Journal, Vol. 11(5), pp.223-229.


Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação

Sem comentários:

Enviar um comentário