quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Capacitação para a Transformação Digital


     
                                                      

No passado dia 29 de novembro, o CATIM marcou presença no seminário “Capacitação para a Transformação Digital”, iniciativa do projeto Demo Digital 4.0 desenvolvido pelo Inov Inesc Inovação, e que decorreu no Parque de Exposições de Aveiro.
Neste seminário foram abordados temas relacionados com a Indústria 4.0 e as principais tecnologias associadas:
·        Machine Vision (visão computacional)
·        Eletrónica embarcada (sensores, plataformas computacionais)
·        Internet das coisas (IoT)
·        Sistemas ciber-físicos (cyber-physical systems - CPS)

No decorrer do seminário foi dado particular ênfase aos Sistemas ciber-físicos (CPS), cuja função é a ligação entre os elementos computacionais e os elementos físicos, ou seja, a convergência entre a Tecnologia da Informação (TI) e a Tecnologia Operacional (TO).

Os CPS funcionam como o fio que une toda a IoT e têm como objetivo comunicar os sistemas físicos com o mundo digital, no sentido de melhorar o seu desempenho, eficiência e produtividade. Tal é conseguido através da recolha de dados em tempo real e pela comunicação de todos os sistemas, o que permite conhecer o comportamento do processo e antecipar as mudanças no mercado, de modo a atuar conformemente, alterando os parâmetros do processo. Assim, os CPS permitem uma rápida adaptação às alterações do contexto interno e externo. São o próximo passo para otimizar a eficiência e cumprir com as exigências inerentes à globalização dos mercados, visto que propiciam os seguintes aspetos:
  • ·        Maximização da estabilidade dos ativos
  • ·        Redução dos custos de manutenção
  • ·        Melhoria do serviço ao cliente
  • ·        Controlo remoto dos sistemas de produção
  • ·        Melhoria da qualidade do produto

Além de serem aplicados nos processos industriais, sendo a base de uma fábrica inteligente, os CPS são também utilizados em aplicações de fornecimento de energia e controlo de tráfego, permitindo, por exemplo, uma redução das emissões de dióxido de carbono.

Nota: colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM na realização deste post

Sem comentários:

Enviar um comentário