O QUE É?
Em 1987, Garvin introduziu o conceito das
oito dimensões da gestão da qualidade do produto, para analisar estrategicamente
as características da qualidade. O objetivo é decompor o conceito da qualidade,
devido à sua subjetividade inerente, em dimensões gerenciáveis, de forma a facilitar
a gestão da qualidade de forma objetiva [1].
Garvin refe que os gestores devem
reforçar a competitividade ao selecionar apenas algumas dimensões da qualidade
para distinguir os seus produtos ou serviços:
“Eu proponho oito
dimensões ou categorias críticas da qualidade… Algumas delas reforçam-se
mutuamente; outras não. Um produto ou serviço pode ter uma elevada
classificação numa dimensão da qualidade e baixa classificação noutra – de
facto, uma melhoria numa só pode ser alcançada à custa de outra. É precisamente
essa interação que possibilita a gestão estratégica da qualidade; O desafio
para os gestores é competir em dimensões selecionadas.” [1]
AS 8 DIMENSÕES DA QUALIDADE
· 1.
Desempenho: Características básicas
de funcionamento (ex: Automóvel – aceleração, velocidade e conforto).
· 2.
Características:
Características adicionais que complementam o funcionamento básico (ex: ciclos
de prensagem permanente numa máquina de lavar roupa).
· 3.
Fiabilidade: Probabilidade de
funcionamento inadequado ou falha de um produto num determinado intervalo de
tempo.
· 4.
Conformidade:
Conformidade com as especificações pré-estabelecidas.
· 5.
Durabilidade:
Tempo de vida antes da sua deterioração e substituição (ex: tempo de vida de
uma lâmpada).
· 6.
Serviço pós-venda e Manutenção: Tempo
e facilidade de reparação, competência da reparação, pontualidade e cortesia no
serviço pós-venda.
· 7.
Estética: Aparência, aroma, sabor.
·
8.
Qualidade percecionada:
Publicidade,
estatuto da marca.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
· Facilita
o processo de gestão da qualidade, ao transformar o conceito de qualidade em
partes gerenciáveis
· Permite
aos gestores uma análise estratégica das características da qualidade do
produto
· Auxilia
o posicionamento estratégico
BIBLIOGRAFIA
[1] Garvin, D.
(1987). Competing on the eight dimensions of quality. Harv. Bus. Rev.,
101-109.
Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação
Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação
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