O QUE É?
Num
processo de conceção focado no cliente, uma das ferramentas mais eficientes é o
Desdobramento da Função Qualidade (QFD, ou Quality Function Deployment). O QFD permite uma abordagem sistemática para o design e
desenvolvimento de produtos ou serviços, cujo principal propósito é traduzir os
requisitos do cliente em ações relevantes da empresa no planeamento de cada
etapa do processo de desenvolvimento [1].
A
aplicação desta ferramenta visa um forte investimento na fase de planeamento do
produto, prevenindo eventuais dificuldades nas etapas posteriores do ciclo de
desenvolvimento.
Introduzido no Japão nos anos 70, o QFD é
atualmente uma ferramenta utilizada em decisões estratégicas e operacionais em
diversos setores, como é o caso da fabricação de componentes eletrónicos e
eletrodomésticos [2].
ELABORAÇÃO: AS MATRIZES DO QFD
O QFD emprega uma série de quatro
matrizes [2], de modo a desdobrar os requisitos do cliente em etapas
sucessivas:
·
Matriz I ou Casa da Qualidade
– os requisitos do cliente são traduzidos em requisitos técnicos;
·
Matriz II – cada um dos requisitos técnicos é detalhado por partes;
·
Matriz III – cada uma das partes anteriores é associada a um processo
produtivo;
·
Matriz
IV – para cada processo produtivo são
definidos os requisitos de produção necessários.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
·
Maior satisfação do cliente
·
Melhoria dos ciclos de desenvolvimento (tempos
mais curtos)
·
Redução de custos (minimiza alterações no
design do produto)
·
Melhoria da comunicação interna (ferramenta
visual)
·
Incentivo ao trabalho em equipa (equipa
multidisciplinar)
[1] Juran,
J.M., Godfrey, A.B. (1999). “Juran’s Quality Handbook”, McGraw Hill Co, 5th
edition.
[2] Mehrjerdi, Y. Z. (2010). “Quality
function deployment and its extensions”, International Journal of Quality &
Reliability Management, Vol.27, pp. 616-640.
Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação
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