terça-feira, 28 de agosto de 2018

Ferramenta da Qualidade: QFD (Quality Function Deployment)



O QUE É?
Num processo de conceção focado no cliente, uma das ferramentas mais eficientes é o Desdobramento da Função Qualidade (QFD, ou Quality Function Deployment). O QFD permite uma abordagem sistemática para o design e desenvolvimento de produtos ou serviços, cujo principal propósito é traduzir os requisitos do cliente em ações relevantes da empresa no planeamento de cada etapa do processo de desenvolvimento [1].
A aplicação desta ferramenta visa um forte investimento na fase de planeamento do produto, prevenindo eventuais dificuldades nas etapas posteriores do ciclo de desenvolvimento.
Introduzido no Japão nos anos 70, o QFD é atualmente uma ferramenta utilizada em decisões estratégicas e operacionais em diversos setores, como é o caso da fabricação de componentes eletrónicos e eletrodomésticos [2].
ELABORAÇÃO: AS MATRIZES DO QFD
O QFD emprega uma série de quatro matrizes [2], de modo a desdobrar os requisitos do cliente em etapas sucessivas:
·        Matriz I ou Casa da Qualidade – os requisitos do cliente são traduzidos em requisitos técnicos;
·        Matriz II – cada um dos requisitos técnicos é detalhado por partes;
·        Matriz III – cada uma das partes anteriores é associada a um processo produtivo;
·        Matriz IV – para cada processo produtivo são definidos os requisitos de produção necessários.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
·        Maior satisfação do cliente
·        Melhoria dos ciclos de desenvolvimento (tempos mais curtos)
·        Redução de custos (minimiza alterações no design do produto)
·        Melhoria da comunicação interna (ferramenta visual)
·        Incentivo ao trabalho em equipa (equipa multidisciplinar)

[1] Juran, J.M., Godfrey, A.B. (1999). “Juran’s Quality Handbook”, McGraw Hill Co, 5th edition.
[2] Mehrjerdi, Y. Z. (2010). “Quality function deployment and its extensions”, International Journal of Quality & Reliability Management, Vol.27, pp. 616-640.


Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação

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