O CATIM, representado pelo Eng. Alberto Fonseca da Unidade de Engenharia e Segurança de Máquinas, participou na reunião do Grupo 8 da OITAF nos passados dias 8 e 9 de Setembro em Partenen na Áustria.
A OITAF – Organizzazione Internazionale Trasporti a Fune é uma organização criada em 1959 com o objectivo de agregar os interesses dos seus membros, todos eles ligados à actividade dos transportes por cabo, inicialmente distribuídos por três categorias: Operadores, Fabricantes e Autoridades governamentais. Actualmente a organização é também aberta a instituições de investigação e pessoas individuais ou colectivas com interesse neste domínio e está organizada em 7 comités técnicos, cada um dos quais composto por grupos de trabalho específicos.
Do Comité I – “Technique of ropeway and technical
recomendations”, faz parte o Working Group “”, em cujas reuniões anuais o CATIM
participa desde 2011, na sequência de convite efectuado pelos membros deste
grupo. O convite surgiu do reconhecimento da experiência do CATIM em especial
na Directiva Máquinas onde actua desde 1994 como Organismo Notificado e mas
também da sua experiência na análise de segurança de instalações por cabo para
o transporte de pessoas, instalações mais conhecidas por teleféricos e
funiculares (desde 2003). Em 2011 o
CATIM foi convidado para apresentar o seu entendimento sobre questões de
segurança relacionadas com a Directiva Máquinas que preocupavam este grupo e
desde essa data tem colaborado de forma continuada participando em todas as
reuniões anuais. Na presente reunião o CATIM fez uma apresentação ao grupo
sobre a apreciação de riscos com particular incidência para os riscos de queda
em altura a que estão sujeitas as pessoas que acedem às plataformas de
trabalho.
Este Grupo produziu e adoptou em 1980, o chamado “Book 8: Recommendations for construction and operation of material transport and cable cranes”, o qual desde então tem vindo a ser actualizado. Para a próxima reunião o CATIM ficou de apresentar uma proposta de actualização do anexo relativo à metodologia de apreciação dos riscos.
A Unidade de Engenharia e Segurança de Máquinas do CATIM desenvolveu competências neste domínio da segurança de instalações por cabo para o transporte de pessoas desde 2003, ano do primeiro trabalho com o Funicular dos Guindais na cidade do Porto, e nestes 13 anos decorridos, teve a oportunidade de fazer a apreciação dos riscos (projecto, construção e verificação intercalar de segurança) na grande maioria das instalações deste tipo existentes em Portugal (funiculares e teleféricos).
Este Grupo produziu e adoptou em 1980, o chamado “Book 8: Recommendations for construction and operation of material transport and cable cranes”, o qual desde então tem vindo a ser actualizado. Para a próxima reunião o CATIM ficou de apresentar uma proposta de actualização do anexo relativo à metodologia de apreciação dos riscos.
A Unidade de Engenharia e Segurança de Máquinas do CATIM desenvolveu competências neste domínio da segurança de instalações por cabo para o transporte de pessoas desde 2003, ano do primeiro trabalho com o Funicular dos Guindais na cidade do Porto, e nestes 13 anos decorridos, teve a oportunidade de fazer a apreciação dos riscos (projecto, construção e verificação intercalar de segurança) na grande maioria das instalações deste tipo existentes em Portugal (funiculares e teleféricos).
A última instalação
que se construiu e que foi objecto do trabalho do CATIM, foi o Teleférico da Fajã dos Padres na Região Autónoma da Madeira, situado numa das suas zonas mais emblemáticas.
Quem quiser "mergulhar" no mundo fantástico de "Funiculares e Teleféricos de Portugal": aqui
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