E que tipo de riscos costumam enfrentar as organizações, em especial as pequenas e médias empresas? Alguns exemplos...
Financeiros
Prazos demasiado alargados no recebimento, cash-flow insuficiente...
Conformidade legal
Não cumprimento de legislação aplicável aos produtos (exemplo Marcação CE), aos processos (legislação ambiental, Segurança no Trabalho, Segurança de Equipamentos de Trabalho)
Organizacionais
Qualificação e conhecimento insuficiente da gestão e dos colaboradores, cultura organizacional não propícia à inovação e à melhoria, desmotivação e satisfação dos colaboradores.
Operacionais
Não-cumprimento dos prazos, não-qualidade...
Marketing / comercial
Desconhecimento das características comportamentais dos clientes, insuficiente planeamento dos recursos, conhecimento insuficiente da cultura dos mercados alvo
Segurança
Reputação
Degradação da identidade da empresa por força de deficiente conduta no mercado, acidentes de trabalho, problemas com produtos, eventos ambientais e criticável responsabilidade social.
Projecto
Deficiente gestão das actividades do projecto (inestigação, concepção e desenvolvimento) nas suas múltiplas dimensões (formulação, objectivos, conhecimento, ferramentas, recursos, testes, normalização e legislação, benchmarking) que podem originar por exemplo, custos acima dos orçamentados, não cumprimentos de prazos, soluções fora dos objectivos.
Venda e após-venda
Não entrega de produtos e serviços nos prazos especificados e/ou que não vão às expectativas dos clientes, deficiente acompanhamento pós-venda com impacto na satisfação dos clientes.
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