quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Formação PME, caso de Sucesso METALOMECÂNICA VITOR MONTEIRO


Formação PME | Caso de Sucesso @ Metalomecânica Vitor Monteiro from Formação PME on Vimeo.

 
A Metalomecânica Vitor Monteiro (MVM), é uma PME com quem o CATIM tem a honra de colaborar desde 2007 e que gostamos de referir como uma organização altamente receptiva à reflexão estratégica e à adopção de novos conceitos e práticas, na busca contínua da sustentabilidade e da excelência, arrastando nesse caminho e com elevada motivação, todos os seus colaboradores.

O CATIM, através da sua Unidade da Qualidade e Inovação, iniciou a colaboração com a MVM em 2007 através do Programa FORBEN - Benchmarking e Boas Práticas. A primeira acção do programa foi a realização de um diagnóstico estratégico através da realização de exercícios de benchmarking (IBP e ESBI) comparando as diversas dimensões empresariais com outras empresas nacionais e estrangeiras. Da reflecção estratégica que se seguiu saíram muitas ideias e projectos que tiveram um significativo impacto na empresa, nomeadamente no desenvolvimento e consolidação de práticas de gestão que sustentaram não só o alcance de patamares mais elevados de eficiência e eficácia, mas também uma postura de contínua abertura ao conhecimento, à inovação, à reflexão (olhar para além da linha do horizonte…).
 
Um dos primeiros projectos na empresa esteve relacionado com a sua  identidade corporativa. Reflectir sobre os seus valores e práticas, torná-los visíveis, coerentes e perceptíveis, foi tarefa que revolucionou a empresa, não só ao nível dos seus logos, dos seus sinais gráficos, do seus discursos, mas também no modo como se organizava e actuava internamente (práticas de organização industrial por exemplo), e na postura de toda a equipa e  interacção com outras partes interessadas. Mais que um passo enorme, foi a consolidação de um modo de estar nos negócios e na vida, objectivando-o, dando-lhe visibilidade, tornando-o compreensível a todos, motor de todas as ambições e realizações e  (os produtos são extensão da alma…).

Quando o convite para a Edição da Formação PME 2009-2010 promovido pela AEPortugal foi feito pelo CATIM, a resposta só poderia ser uma... E depois do período de carência mínimo obrigatório de 3 anos , a Edição 2013-2014... Muitos consultores e formadores de diversas áreas passaram pela empresa, promovendo novas reflexões, novas percepções, novos conhecimentos… A empresa abraçou novos desafios, novas práticas, novas máquinas, novos produtos, novas instalações, novos mercados,  novas qualidades, novas ambições...

A toda a equipa da MVM, um enorme agradecimento pela confiança que depositaram na equipa do CATIM e nos consultores e formadores internos e externos que a integraram. Foi uma honra, foram momentos gratificantes e de profunda aprendizagem para todos.

Gratos também pelo V/ exemplo que nos anima.

 
Nota: muitos outros exemplos poderiam ser referidos e que demonstram a virtualidade de programas como a FORMAÇÂO PME promovido pela AEPortugal, que são capazes de provocar a reflexão estratégica e a abertura a novas ideias, conceitos e práticas, condições de partida para a inovação e a construção de um futuro mais sustentável.

 

 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário