sexta-feira, 30 de outubro de 2015

MSA – Measurement System Analysis, Formação 23 e 25 de Novembro!



 O MSA define uma metodologia para determinar se os erros e desvios dos sistemas de medição (equipamentos de medição, sensores e outros dispositivos de medição) se mantêm dentro de valores aceitáveis às exigências das especificações de produto ou processo e estáveis ao longo do tempo. As orientações do MSA permitem avaliar todo o processo de medição desde o método de ensaio e equipamentos de medição, até ao processo de obtenção de medições, de modo a assegurar a integridade dos dados utilizados no controlo da qualidade (avaliação) e de compreender as implicações dos erros de medição para as decisões tomadas sobre um produto ou processo.
 
Dada a sua importância na validação de amostras/protótipos e pré-séries tornou-se numa metodologia de referência para os sistemas da qualidade que é exigido pelos grandes construtores da indústria automóvel aos seus fornecedores.
 
Convidámo-lo a participar nesta acção de formação, a qual a qual decorrerá  nos dias 23 e 25 de Novembro, no horário das 9:30H às 17:30H, nas instalações do CATIM (Porto). Contamos com a sua presença!
Esta acção será monitorizada por especialistas da Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM, unidade com 24 anos de experiência em consultadoria e formação no domínio da Gestão da Qualidade e ferramentas da qualidade.

Programa
Inscrições

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Norma EN 1090 - Marcação CE de estruturas metálicas; acção de formação, 17 de Novembro!


A Norma EN 1090 define os requisitos técnicos e de desempenho a que devem obedecer as estruturas metálicas (aço e alumínio), bem como, o nível de exigência necessário ao controlo de produção em fábrica (CPF).
A família da EN 1090 constitui um manual de boas práticas abrangendo toda a cadeia de fornecimento da estrutura:
     - organização das atividades de projeto e/ou especificações de fabrico, incluindo atividades de projeto externo;
     - plano de inspeção e ensaio (requisitos para: aquisição, receção, em curso de fabrico e final);
     - qualificação dos processos de fabrico/tecnológicos, qualificação de operadores e outros técnicos envolvidos;
A Marcação CE de estruturas metálicas, segundo a norma EN 1090, é obrigatória desde 1 de Julho de 2014, pelo que não devem perder a oportunidade de desenvolver o plano de implementação  à medida da sua empresa e setor de atividade (famílias de produtos e processos)
Serviços/Apoio CATIM
Consultoria
Execução
Diagnóstico
(Análise de desvios aos requisitos aplicáveis decorrentes da série EN 1090)
X
X
Controlo de produção em fábrica (CPF) / Procedimentos e Registos de suporte
X
X
Qualificação dos procedimentos de soldadura
X
X
Qualificação de soldadores e operadores
X
X
Identificação/Realização de Ensaios destrutivos de apoio à qualificação de processos de soldadura
X
X
Identificação/Realização de Ensaios de validação de processos de corte, furação, revestimentos, entre outros aplicáveis
X
X
Identificação/Realização de outros ensaios mecânicos e metalográficos de apoio à validação de estruturas metálicas/componentes
X
X
Identificação/Realização de ensaios de caraterização de produtos no âmbito do Regulamento nº 305/2011 (ex. ligações estruturais)
X
X
Calibração de equipamentos de medição
X
X
 
O CATIM também executa acções de formação intra e inter-empresas neste domínio, estando já prevista uma próxima acção para o dia 17 de Novembro!
Mais informações e inscrições: aqui

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Manufactura aditiva - Projeto MAC'PME


 
O projeto MAC’PME tem como objetivo aproximar as PME’s do setor Metalúrgico e Metalomecânico das tecnologias facilitadoras (Key Enabling Technologies) na área da manufatura aditiva, promovendo abordagens diferenciadoras e inovadoras aos processos industriais, design, produtos, cadeias de abastecimento e mercados.
Com o MAC’PME pretende-se criar sinergias em rede, promovendo o conhecimento tecnológico e a sua incorporação seguindo três vetores:
1.       Mapeamento do conhecimento nas tecnologias, matérias-primas, processos industriais, design, novas ou renovadas cadeias de abastecimento e mercados;
2.       Estabelecimento de redes – de potenciais parceiros e cadeias de valor;
3.       Incorporação da tecnologia.

 
 
Mais informações em www.macpme.org
 

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Sessão Técnica 18 de Novembro - Gestão da Manutenção, um passo para a melhoria da eficiência e produtividade

Inscrições: aqui
 
A primeira sessão do ciclo de sessões técnicas a realizar pelo CATIM!
Se o tema em questão coincide com um projecto em curso na sua empresa, ou pensa iniciá-lo (por exemplo conceber e implementar um procedimento de gestão da manutenção),  estas sessões poderão ser uma preciosa ajuda!.
Terá a oportunidade de ouvir o que é essencial, colocar algumas das suas dúvidas e partilhar algumas experiências.
Sessões curtas, simples, sem os formalismos usuais nas acções de formação, seminários ou workshops (inscrição gratuita, obrigatória e só efectivada após confirmação do CATIM, nº limitado de inscrições, não previsto distribuição de documentação nem certificado de participação).
 

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Ciclo de Sessões Técnicas - CATIM!

 
Sessões dedicadas a responsáveis de empresas industriais de diversos domínios.
Proximamente mais informações! (cada sessão terá uma divulgação específica)

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Reunião do "Machinery Core Group", 07 de Outubro

Uma nova revisão da Directiva Máquinas?
Um novo Guia de Aplicação da Directiva Máquinas?

Realizou-se no dia passado dia 7 de outubro, em Bruxelas, mais uma reunião do “Machinery Core Group”. Este grupo, coordenado pela ORGALIME (http://www.orgalime.org/), reúne-se várias vezes no ano e tem como objetivo analisar questões relacionadas com a Diretiva “Máquinas”. A AIMMAP esteve representada pela Engª Filipa Lima da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM.

Para além da análise de diferentes temas pertinentes sobre a Diretiva “Máquinas”, o ponto alto desta reunião foi a presença de um representante da Comissão Europeia que apresentou informação particularmente relevante sobre a revisão da Diretiva “Máquinas” e sobre a atualização do Guia de aplicação da Diretiva “Máquinas”.

Está previsto um estudo sobre a aplicação da Diretiva “Máquinas” nos últimos 5 anos, com o objetivo de identificar os principais problemas e concluir sobre a necessidade, ou não, de revisão deste documento. De facto, existe a necessidade de apurar se a Diretiva “Máquinas” está a cumprir os principais objetivos para os quais foi concebida, ou seja assegurar a livre circulação de produtos e garantir produtos seguros no Mercado Europeu. Pretende-se uma Diretiva mais adequada à realidade considerando todas as partes interessadas. Prevê-se que este estudo seja iniciado em janeiro de 2016 e tenha a duração de 17 meses.

No que se refere ao Guia de aplicação da Diretiva “Máquinas” está prevista uma atualização de modo a incluir a alteração à Diretiva “Máquinas” (Diretiva 2009/127/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 21 de Outubro de 2009) não contemplada na versão atual e os documentos de orientação que entretanto foram elaborados. Para além destas adendas prevê-se ainda realizar pequenas correções e clarificar melhor alguns temas que ainda causam controvérsia como sejam, por exemplo, as questões relacionadas com as quase-máquinas. A grande notícia e novidade para todos os presentes é que se prevê que esta versão atualizada do guia esteja disponível até ao fim deste ano de modo a ser analisada e eventualmente aprovada na reunião do Grupo de Trabalho Máquinas prevista para março de 2016.

 

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Abertura de concursos Portugal 2020 - Outubro a Dezembro de 2015

Outubro2015:
·         Promoção do espírito empresarial - Ações Coletivas (Norte 2020)
·         Projetos Conjuntos de Qualificação PME (COMPETE2020)
·         Formação-Ação para PME (COMPETE2020)
·         Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (COMPETE)
·         Qualificação Ações coletivas (NORTE 2020)

Novembro2015
·         Núcleos de I&DT - Projetos Co-Promoção - I&DT Empresarial (NORTE2020 + COMPETE2020)
·         Eficiência energética nas empresas (NORTE2020)
·         Projetos de Co-Promoção de I&DT - I&DT Empresarial (NORTE2020 + COMPETE2020)
·         Projetos Demonstradores - I&DT Empresarial (NORTE2020 + COMPETE2020)

Dezembro 2015
·         Programas Mobilizadores - I&DT Empresarial (NORTE2020 + COMPETE2020)
 
O CATIM presta aconselhamento às empresas no âmbito dos projetos do Sistema de Incentivos – Portugal 2020 e restantes Programas da Comissão  Europeia, conseguindo articular os seus inúmeros serviços com as presentes estratégias de natureza coletiva vocacionadas para as PME's, visando ganhos de eficiência, níveis de competitividade e internacionalização acrescidos para todos as empresas que recorrem a este centro tecnológico.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

ISO 18878 - Plataformas elevatórias móveis de trabalho - Formação do operador (condutor)

 membros da CT 130
 
Portugal é o primeiro país do mundo a publicar a norma ISO 18878 como Norma nacional
Foi ontem, Dia Mundial da Normalização, que foi publicada a Norma ISO 18878 - Plataformas elevatórias móveis de trabalho - Formação do operador (condutor) como Norma nacional, sendo Portugal o primeiro país no mundo a fazê-lo.
A Comissão Técnica CT-130 – Plataformas elevatórias, coordenada pelo CATIM (ONS), foi a responsável pela tradução e entrega desta norma ao IPQ. Esta CT é constituída pelos peritos: Gustavo Cruz da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM (Presidente), Carlos Silva da AIMMAP, Amadeu Almeida e Paulo Ferreira da INCOMEF, Filipa Sanches da IPAF e Vitor Ribeiro da MACHrent (vogais).
Com agrado aqui fazemos eco das palavras da representante da IPAF Portugal e membro desta CT:
“É bastante gratificante ver o resultado do excelente trabalho realizado por esta comissão técnica, uma equipa com muito empenho e que começa agora a dar os seus frutos. Esta NP proporcionará a todo o setor da indústria as orientações necessárias para a formação adequada de operadores deste tipo de equipamento, sendo este um dos trabalhos considerados de mais alto risco e que desafortunadamente dá origem a tantos e graves acidentes"
 
Filipa Sanches
 

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Dia Mundial da Normalização!

 
Hoje é o Dia Mundial da Normalização!
Por todo o Mundo, os diversos organismos internacionais, regionais, nacionais e sectoriais de normalização e peritos dos milhares de comissões técnicas e grupos de trabalho, festejam este dia.
O CATIM associa-se a este evento, fazendo aqui a sua homenagem  a todos os que contribuíram e contribuem para a construção desta importante "línguagem" mundial. O IPQ, Organismo Nacional de Normalização, promove um Encontro comemorativo (programa), que incluirá a entrega do Prémio Normalização 2015.
Conseguimos imaginar um mundo sem normas? Não este mundo...
E na sequência do "2015 World Standards Day Video Competition" lançado pela ISO, aqui vai o video vencedor!
 

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Reunião do CEN/TC 114 – Safety pf machinery

Realizou-se nos passados dias 22 e 23 de Setembro em Copenhaga, mais uma reunião plenária do comité europeu de normalização CEN/TC 114 - safety of machinery.
Participaram cerca de 30 pessoas em representação de vários países europeus, entre os quais Portugal (representado por Alberto Fonseca do CATIM, Presidente da CT40)

De entre os vários assuntos abordados na reunião salienta-se:

·      A decisão de solicitar ao comité internacional congénere ISO/TC 199 – Safety of machinery que proceda à revisão da norma ISO 13 851: 2002 – Safety of machinery, Two-hand control devices, functional aspects and design principles, tendo em vista a adopção desta norma com norma europeia em substituição da que está actualmente em vigor como norma harmonizada, a EN 574: 1996+A1: 2008.

·      A existência de um potencial conflito entre as normas EN 12198 e EN 60825/EN 62471 no que respeita aos esquemas de classificação de produtos laser a propósito da apreciação dos riscos associados à exposição intencional ou não dos utilizadores a esta radiação. Foram nomeados três membros deste comité para estudar este potencial conflito e propor soluções de harmonização dos ditos esquemas de classificação.

·      Foi apresentado o ponto de situação da produção de normas CEN sobre segurança de máquinas até Setembro de 2015 e transmitidos os seguintes resultados:

Existem 745 normas harmonizadas, incluindo 51 Amendments; 93 destas normas são dos tipos A e B e 652 do tipo C entre as quais se contam 36 relativas a máquinas do Anexo IV da directiva “máquinas”. Das 745 normas harmonizadas 674 são originárias do CEN e 71 do CENELEC. A cada três meses está uma norma pronta para ser citada no Jornal Oficial da União Europeia como norma harmonizada no âmbito da directiva “máquinas”.

A próxima reunião plenária deste comité europeu de normalização está agendada para Março de 2017.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Portugal 2020 e o CATIM


 
 
Como alavancar a competitividade da sua empresa?
Tem ideias e projectos, necessita de investir em I&DT, desenvolver um novo produto ou processo, adoptar novas práticas organizacionais que favoreçam a produtividade e a inovação?

Existem muitos apoios no âmbito do Portugal 2020, Sistema de Incentivos Comunitário para o período 2014-2020, que visam estimular as empresas para a implementação de processos de qualificação e inovação.
O CATIM presta aconselhamento às empresas no âmbito dos projetos do Sistema de Incentivos – Portugal 2020 e restantes Programas da Comissão  Europeia, conseguindo articular os seus inúmeros serviços com as presentes estratégias de natureza coletiva vocacionadas para as PME's, visando ganhos de eficiência, níveis de competitividade e internacionalização acrescidos para todos as empresas que recorrem a este centro tecnológico.

“Um pequeno passo no presente, um grande passo para o futuro”
 
Contacto: Unidade Qualidade & Inovação, telefone 226 159 000, catim@catim.pt

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Reunião da ISO/TC 199 –Study Group 01: Human machines interactions

Realizou-se nos passados dias 21 e 22 de Setembro de 2015 em Copenhaga, mais uma reunião deste grupo de estudo com a participação de 9 pessoas em representação de: CATIM (representado por Alberto Fonseca), Universal Robots e MASKINSIKKERHED (Dinamarca), BSI CPIN/Clawar e Oxoford University (Reino Unido), Nagoya Unversity (Japão), SICK AG (Alemanha), Unversity of GAVLE (Suécia), Disney Research (Bélgica).

O Grupo trabalhou afincadamente na conclusão do documento com o resultado do estudo para o qual foi mandatado pelo plenário do ISO/TC 199 em Abril de 2014, e que deve ser apresentado na próxima reunião plenária deste Comité de normalização Internacional nos próximos dias 28 e 29 de Outubro.
Este grupo irá propor ao plenário a abertura de um Novo Item de Trabalho (NWIP – New Work Item Proposal) tendo para o efeito estruturado e concluído o primeiro rascunho do que poderá vir a ser uma IS (International Standard), um TR (Technical Report) ou uma TS (Technical Specification) – contendo a metodologia de prevenção dos riscos associados ao contacto das máquinas, ou partes destas, com o corpo humano estabelecendo, para o efeito, valores limites das força, energia e/ou pressão de contacto.

Esta nova área de conhecimento assume uma importância especial face ao desenvolvimento enorme na utilização dos chamados robots colaborativos que funcionam lado a lado com seres humanos e onde a possibilidade de contacto é permanente.
Aqui vai um bom exemplo de um robot colaborativo em vídeo.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Cloud para Empresas Inovadoras, Sessão de trabalho, 15 de Outubro


Partilhar necessidades e requisitos das PME´s que inovam utilizando plataformas de computação com objetivo de conceber melhores infra estruturas de apoio à inovação,  e que contribuam para a competitividade dos agentes do sistema.
Estabelecer conjuntamente os princípios óptimos de concepção para o desenvolvimento de uma plataforma de computação e lançamento de propostas de empreendedorismo que requeiram estas infra estruturas.
Difundir a utilização, aplicações e necessidades de computação avançadas em ambientes empresariais na Euro Região Galiza/Norte de Portugal.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

ISO 14001: 2015 - alterações!




A Norma 14001 agora publicada introduz significativas alterações relacionadas com:
1.            Gestão Ambiental Estratégica
2.            Liderança
3.            Proteção ambiental
4.            Desempenho ambiental
5.            Ciclo de vida
6.            Comunicação
7.            Documentação
O período de transição termina 3 anos após a publicação da Norma, ou seja, Setembro de 2018.
Se necessitar de apoio para fazer a transição para esta nova versão da norma, queira p.f. contactar a Unidade de Ambiente e Segurança do CATIM.