O QUE É?
O
diagrama de causa-efeito, também conhecido como diagrama de Ishikawa ou
diagrama de Espinha de Peixe, foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa e consiste
numa ferramenta da qualidade que visa identificar, de uma forma gráfica, as
causas que estão na origem de um determinado problema (efeito), por exemplo, um
produto defeituoso [1, 2].
O
formato mais usual da ferramenta agrupa as causas em 6 categorias (6M’s):
Máquina, Matéria-prima, Mão de obra, Meio ambiente, Método e Medição. No
entanto, dependendo do tipo de problema a analisar, podem não ser utilizadas
todas estas categorias [2].
COMO ELABORAR? [1]
1.
Definir o problema: Definir o problema a
ser resolvido para um determinado produto ou serviço.
2.
Formar a equipa: Formar uma equipa conhecedora do problema e do sistema onde este
se insere.
3.
Brainstorming:
Gerar ideias sobre as causas possíveis do
problema.
4.
Organizar causas em categorias: As causas devem ser agrupadas em categorias, de acordo com a
regra dos 6M’s ou 4P’s (Políticas, Procedimentos, Pessoal, Layout.
5.
Construir o diagrama: Desenhar uma caixa do lado direito com o nome do problema e uma
seta horizontal a apontar para a mesma; colocar caixas com o nome das
categorias acima e abaixo da linha horizontal; por fim, colocar as causas
principais e elementares nas diversas categorias.
6.
Análise das causas: Analisar as causas e identificar as mais importantes. Para as
mais importantes, propor soluções para as eliminar.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
·
Visualização gráfica
das causas que estão na origem de um problema
·
Promove o trabalho em
equipa
·
Separação objetiva das
causas e respetivo efeito
BIBLIOGRAFIA
[1] Pyzdek,
T. (2003). The six sigma handbook. New York, NY: McGraw-Hill Education;
[2] Gwiazda, A. (2006). Quality tools in a process of
technical project management. Journal of Achievements in Materials and
Manufacturing Engineering, Vol. 18(1-2),
pp. 439-442.
Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação
Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação
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