terça-feira, 9 de abril de 2024

Final Regional F1inSchools, 11 de Abril!

 


É já esta quinta-feira!

O CATIM, juntamente com o CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal) irão promover a final regional 2024 do desafio “Fórmula 1 nas escolas (F1inschools). 

Este desafio multidisciplinar, orientado aos alunos do ensino básico (3º ciclo) e secundário, pretende expor os jovens à Engenharia, Ciência, Negócio e Comunicação através de uma forma integrada.

O evento decorrerá em Penafiel no dia 11 de abril, no Parque de Feiras e Exposições de Penafiel, e terá o apoio do município de Penafiel da Penafiel Activa.


quinta-feira, 21 de março de 2024

Dia Mundial da Árvore, 21 de Março!

 


Hoje, 21 de março assinala-se o Dia Mundial da Árvore!

O Dia Mundial da Árvore (“Arbor Day”) começou a ser comemorado em Portugal com a primeira “Festa da Árvore” em 1907 no Seixal, a 26 de maio.

Globalmente, em 2013, por deliberação da Organização das Nações Unidas, foi instituído o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas, vulgarmente designada Dia Mundial da Árvore.

Desta forma, já no ano passado assinalamos o dia no CATIM, com a plantação de um Azevinho, que hoje se encontra forte e a crescer como era esperado. E assim que esperamos que continue, com a colaboração de todos!

Em 2024, o tema lançado pela Assembleia Geral das Nações Unidas é Florestas e inovação: novas soluções para um mundo melhor.

Neste alinhamento da sustentabilidade, o CATIM implementou já em este ano o Serviço de Intervenção Ambiental Customizado (SIAC) dinamizado pela Lipor nas instalações do Porto, e que visa melhorar o serviço de limpeza e recolha de resíduos, gestão de resíduos equiparados a urbanos (plástico, papel, vidro e resíduos comuns).

Partilhamos aqui não só o poster que criamos para comemorar a data como uma foto de autoria do nosso colaborador Francisco Alba tirada no passado sábado, numa das belíssimas florestas do nosso país.



quarta-feira, 13 de março de 2024

2.º Encontro Anual das Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial, 12 de março

 


O CATIM marcou presença no 2.º Encontro Anual das Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial, realizado no dia 12 de março no Europarque em Santa Maria da Feira.
Na sessão, os representantes das Agendas Mobilizadoras, dinamizadas no âmbito da Componente 5 - Capitalização e Inovação Empresarial do PRR, apresentaram o estado da arte dos projetos em curso, procurando evidenciar o seu impacto económico e os principais benefícios para o país.

O CATIM integra o consórcio da Agenda PRODUTECH R3, enquanto parceiro, com contributos multidisciplinares em atividades de I&D+i, promovendo a adoção de práticas sustentáveis e fomentando a inovação tecnológica para fortalecer a competitividade do setor.


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Lançamento do Livro – “Avaliar, intervir e prevenir os riscos psicossociais: Práticas e recomendações”

 


O lançamento da obra contou com a presença da Senhora Secretária de Estado para a Promoção da Saúde, Margarida Tavares e com o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda. 
A apresentação do livro contou com alguns dos seus autores em representação das suas instituições – Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa, Universidade de Évora, Universidade do Minho, Universidade da Maia, Ordem dos Psicólogos Portugueses e CATIM.  E fechou com uma sessão de autógrafos.
Cláudia Fernandes do CATIM é uma das autoras do capítulo “Intervenção em fatores de risco psicossocial”. 
“Este livro oferece contributos valiosos e serve de guia para psicólogos, profissionais de saúde e segurança no trabalho, e líderes de alto desempenho. É um recurso de qualidade, baseado na evidência científica e empírica, instrumentos de boas práticas das lideranças e das organizações.”
Sofia Ramalho, Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses


quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Workshop "ENSAIOS DE COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL", 7 de fevereiro, IPQ

Decorreu no passado dia 7 de fevereiro o workshop ENSAIOS DE COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL | WORKSHOP ON KEY COMPARISONS, promovido pelo IPQ, Instituto Português da Qualidade e RELACRE, Associação dos Laboratórios Acreditados de Portugal.

Pedro Castro, Diretor da Unidade de Ensaios de Materiais e Produtos do CATIM, participou na Mesa Redonda subordinada ao tema "Comparações Interlaboratoriais Nacionais", partilhando na sua opinião quais os principais desafios e oportunidades associados a esta ferramenta tão essencial aos laboratórios acreditados.