A
sílaba gu significa sombra
A
sílaba ru, aquele que dissipa
Guru…palavra muito antiga, do sânscrito e
que continua a seu utilizada nos dias de hoje.
Guru, mestre, a pessoa que guia ou orienta,
aquele que tem o poder de fazer dissipar a escuridão (ignorância)
E na Qualidade eles existem…
Walter A.
Shewhart
Walter Shewhart (1891-1967), matemático e
estatístico norte-americano, é conhecido essencialmente pela introdução do
Controlo Estatístico de Processos e criação das Cartas de Controlo. Esta
contribuição revolucionou a indústria na medida em que a inspeção produto a
produto deixou de ser predominante.
Armand Feigenbaum
Feigenbaum (1922-2014), nascido nos Estados Unidos e
doutorado pelo MIT, foi presidente da American
Society for Quality (ASQ) e da International
Academy for Quality (IAQ). Foi responsável pela criação do conceito de
Controlo de Qualidade Total, sendo o autor do livro Total Quality Control.
Kauro Ishikawa
Formado em Química Aplicada, Ishikawa (1915-1989) foi um dos
grandes impulsionadores dos Círculos da Qualidade no Japão, com o objetivo de
envolver os operadores na resolução de problemas da qualidade.
Conhecido pela criação do Diagrama de Ishikawa (Diagrama de
Causa-Efeito), propôs também a utilização das 7 ferramentas básicas da
qualidade, passíveis de serem utilizadas pelos próprios operadores, e refere
que estas resolvem cerca de 95% dos problemas da qualidade em qualquer
organização.
Joseph M. Juran
Juran (1904-2008), em conjunto com
Deming, revolucionou o conceito da qualidade no Japão após a Segunda Guerra
Mundial, dando enfase à importância do comprometimento da gestão de topo e o
envolvimento de todos os colaboradores na gestão da qualidade. Autor de vários
livros, como é o caso de Quality Control
Handbook, Juran introduziu a famosa Trilogia de Juran (Planeamento,
Controlo e Melhoria).
W. Edwards Deming
William Edwards Deming (1900-1993) defende
a tomada de decisões baseadas em fatos e nunca em intuições, com recurso à
análise estatística. Propôs os 14 Pontos para a Qualidade e as 7 Doenças
Mortais de uma Organização.
Uma das suas principais contribuições foi
a disseminação do ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act).
Philip B. Crosby
Crosby (1926-2001) foi o grande promotor da ideia dos “zero
defeitos” e do investimento na prevenção por partes das empresas, de forma a
que tudo fosse bem produzido à primeira. Para Crosby, qualidade significa
conformidade com os requisitos técnicos (qualidade de conformidade). É autor do
livro Quality is Free.
Bibliografia
[1] Bendell, T., Penson, R.,
& Carr, S. (1995). The quality gurus–their approaches described and considered. Managing
Service Quality: An International Journal, Vol. 5(6), pp.44-48;
[2] Davies, E. C.
(2001). The quality gurus. Engineering Management Journal, Vol. 11(5),
pp.223-229.
Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação