segunda-feira, 30 de julho de 2018

CATIM na conferência 25th International Conference on Transdisciplinary Engineering (TE2018)



https://www.te2018.com/

Decorreu nos passados dias 3 a 6 de junho, em Modena (Itália), o 25th International Conference on Transdisciplinary Engineering (TE2018). Este importante fórum internacional ocorre anualmente e tem como objetivo divulgar pesquisas, teorias e práticas mais recentes e relevantes sobre as novas fronteiras da engenharia, desenvolvendo o paradigma da Engenharia Simultânea e da Engenharia Colaborativa.
O CATIM marcou presença com  o artigo “Approach for preventive maintenance planning of machine tool” da autoria de Claudia Pires (CATIM), Prof.ª Isabel Lopes e Luís Basto (Universidade do Minho - UM).
O artigo apresenta o trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito do projeto TECHPARTS I&D que é um projeto em copromoção, apoiado pelo Portugal 2020, que reúne 5 entidades (2 do sistema científico-tecnológico, CATIM e UM, e 3 empresariais, PRAGMASOFT, ETMA E GONAFE, que tem como intuito o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão para responder à necessidade de uma gestão mais eficaz da manutenção das ferramentas.


quinta-feira, 26 de julho de 2018

Final Nacional "4x4 in Schools"




Os Centros Tecnológicos de Portugal, entre os quais o CATIM, tem promovido o desafio internacional  “4x4 in Schools”  em Portugal, iniciativa que é orientada aos alunos das escolas básicas e secundárias.(https://www.facebook.com/4x4inschoolsportugal/ ). 

A final nacional deste ano decorreu no passado dia 12 de Julho no Museu do Automóvel de Vila Nova de Famalicão. Estiveram presentes 10 equipas de todo o país. Os “Xtreme K” da Escola Secundária de Ponte de Lima, foram os grandes vencedores, e representarão Portugal no próximo campeonato mundial.




segunda-feira, 23 de julho de 2018

Segurança de Máquinas: as nanotecnologias nos processos de maquinação aditiva e subtrativa de materiais metálicos - X Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho, EPA



Pelo décimo ano consecutivo, a Escola Profissional de Aveiro promoveu as suas Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho nos dias 25 e 26 de junho de 2018, desta feita, na Fundação Comendador Almeida Roque e Família, em Águeda.
Este evento, de alcance nacional, e já com divulgação internacional, decorreu, à semelhança dos anos transatos, com a estreita parceria da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e do Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (PFN da EU-OSHA).
O CATIM mais uma vez associou-se a esta iniciativa com a apresentação "Segurança de Máquinas: as nanotecnologias nos processos de maquinação aditiva e subtrativa de materiais metálicos", da responsabilidade de Alberto Fonseca (Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos) e Marta Sousa (Unidade Ambiente e Segurança).


Video do evento: aqui


quarta-feira, 18 de julho de 2018

Seminário Projeto MANUFACTUR4.0 – 9 de julho de 2018



O CATIM organizou no passado dia 9 de julho, nas instalações da AIMMAP, um Seminário no âmbito do Projeto MANUFACTUR4.0, o qual contou com a presença de várias empresas do setor, dos parceiros do projeto, e do Coordenador Regional da CCDR-N/POCTEP, Dr. Mário Guimarães.
Aprovado pelo Programa INTERREG Portugal-Espanha, em resultado de uma parceria entre o GAIN, a AIMEN, a ACLUNAGA, o CATIM, o INES TEC e a ANI, o projeto em apreço visa o desenvolvimento e transferência de novas tecnologias de produção avançadas para a indústria do setor Naval-Metalomecânico da Euro-Região Galiza-Norte de Portugal, tendo como enfoque o paradigma da Indústria 4.0.
A sessão incluiu a apresentação, por parte dos parceiros do projeto, das tecnologias de produção que estarão na base do desenvolvimento de projetos-piloto demonstradores. Houve, ainda, espaço para a realização de um painel reservado às oportunidades de suporte à I&D e à Inovação para as empresas, dinamizado pelo Dr. Miguel Antunes da ANI e pelo Dr. Pedro Rocha da PRODUTECH.



segunda-feira, 16 de julho de 2018

Sessão de encerramento do projeto TransTec.I&I.



Realizou-se no passado dia 29 de junho nas instalações do CATIM, no Porto, a sessão de encerramento do projeto TransTec.I&I.
O projeto TransTec.I&I, submetido e aprovado no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (Norte2020), teve como principal objetivo explorar estratégias de aglomeração, de proximidade e de escala entre o tecido empresarial do Norte de Portugal, através do desenvolvimento de iniciativas de interação, de difusão e de aposta na inovação dos processos e dos produtos, com especial enfoque nas empresas do setor metalúrgico, metalomecânico e afins, clusters de empresas da área das tecnologias de produção e indústrias produtivas em geral, permitindo a transferência de know-how e de tecnologia nas áreas da Metrologia e da Metalografia.


terça-feira, 10 de julho de 2018

49ª reunião do Grupo Horizontal – Diretiva Máquinas



Realizou-se nos passados dias 26 e 27 de julho, em Dresden - Alemanha, a 49ª reunião do Grupo Horizontal – Diretiva Máquinas. Este grupo que se reúne duas vezes por ano tem como objetivo principal o intercâmbio de experiências entre os organismos notificados neste âmbito.
O CATIM, sendo Organismo Notificado para a Diretiva Máquinas desde 1994, participa ativamente nestas reuniões e esteve representado pela Engª Filipa Lima da Unidade de Certificação de Produtos.

CATIM, Organismo Notificado nº0464

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Seminário do Projeto MANUFACTUR 4.0, Porto, 9 de Julho!


No próximo dia 9 de julho terá lugar, nas instalações da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos Metalomecânicos e Afins de Portugal, no Porto, o Seminário do Projeto MANUFACTUR 4.0.

Aprovado pelo Programa INTERREG Portugal-Espanha, o projeto MANUFACTUR 4.0 visa o desenvolvimento e transferência de novas tecnologias para a indústria do sector Naval-Metalomecânico da Euro-Região Galiza-Norte de Portugal, com enfoque no paradigma da Industria 4.0. O Consórcio MANUFACTUR4.O é constituído pelos seguintes parceiros: CATIM, INESCTEC, ANI, Junta da Galiza, GAIN, AIMEN e ACLUNAGA

Esta sessão incluirá a apresentação dos projetos-piloto demonstradores a desenvolver (realidade aumentada/projection mapping como ferramenta de apoio à produção, manipulador industrial móvel para tarefas de machine tending, maquinação de peças robotizada, célula robotizada para a fabricação de tubos soldados, e digitalização 3D sem contacto), bem como a divulgação de oportunidades de suporte à I&D e à Inovação para as empresas.

Para a inscrição neste seminário, pedimos que acedam ao seguinte formulário: https://goo.gl/forms/U28j0ePV5E0c2EO23