quinta-feira, 28 de setembro de 2017

EMO Safety day - conferência 19/Set, Hannover


"Conference on Safety of machine Tools, Requirements and State of the Art"

Eng.Alberto Fonseca da Unidade de Engenharia e Segurança de Máquinas do CATIM assistiu a esta importante conferência que se realizou no passado dia 19 e que contou com 8 apresentações sob o tema da conferência.
Entre as 8 interessantes comunicações, tomamos a liberdade de destacar as notas do Eng. Alberto Fonseca sobre a comunicação apresentada por Felicia Stoica da Comissão Europeia.

Comunicação: Free movement of goods within the EU MACHINERY Directive 2006/42/EC A success story continues  por Felicia Stoica,  European Commission
Notas:
- A primeira abordagem da Comissão Europeia aos resultados do «Estudo de avaliação da Directiva Máquinas (DM)
- A DM mantém a sua relevância, apesar das mudanças tecnológicas e do ambiente económico considera-se uma história de sucesso.
- Tem sido eficaz na consecução dos objectivos de segurança e de livre circulação das máquinas apontando-se como aspecto positivos: a consistência na transposição, as opções disponíveis para a avaliação da conformidade, as normas harmonizadas têm-se revelado altamente eficazes; e como menos positivos: potenciais lacunas nas normas tipo C, inclusivamente nas que dizem respeito às máquinas para o trabalho de metais, a vigilância do mercado não tem sido eficaz.
- A eficiência da auto comprovação da conformidade no que respeita aos custos - uma história do sucesso.
- Considera-se um valor acrescentado para a UE quando comparada com a legislação não harmonizada.
Identificam-se como oportunidades de melhoria:
- Adaptação da DM para a integrar no «Novo Quadro Legislativo».
- Clarificação de aspectos legais: incremento da convergência com directivas/regulamentos similares (p.ex. terminologia e definições); melhorar as definições e a demarcação entre alguns tipos particulares de máquinas; considerar a adequação para os novos desenvolvimentos (digitalização, “cibersegurança”, robôs.
- Assegurar o incremento da inspecção e assim a generalização da conformidade com a directiva.
- No que respeita à vigilância do mercado a oradora referiu, entre outro aspectos a existência de uma proposta para o reforço da legislação europeia sobre «produtos não alimentares» que a ser levada por diante e aprovada terá implicações na DM.
- Finamente o cronograma indicativo para os próximos passo do estudo: 2.º quadrimestre de 2018: publicação do relatório com o estudo de avaliação da DM; 4.º quadrimestre de 2018 avaliação do impacto (se for caso disso); 2020: se for caso disso, proposta da Comissão para nova revisão da legislação sobre máquinas.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Avaliação de riscos para todas as idades, 12 Outubro, Castelo Branco


O CATIM, representado por Cláudia Fernandes vai apresentar os resultados de projetos de investigação de base industrial no setor metalúrgico e metalomecânico neste seminário organizado pela ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho.

Programa, mais informações e inscrições:

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Normalização, próximas reuniões no CATIM


CT 40 – Máquinas-Ferramenta – dia 28 de Setembro;


CT 130 – Plataformas Elevatórias – dia 28 de Setembro;

CT 178 – Ventilação de edifícios com aparelhos a gás  GT 1 e GT 2 – dia 12 de Outubro;

CT 98 SC 2 – Portas, Janelas, Fachadas Cortinas, Cerramento de vãos e respetivo Acessórios e Ferragens – dia 17 de Outubro;

CT 18 – Elementos de Tubagem, Tubos Válvulas e Acessórios – dia 19 de Outubro;

CT 36 – Aparelhos que utilizam combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos, seus dispositivos e acessórios – dia 02 de Novembro



Próximas reuniões Internacionais no CATIM Porto:

CEN TC 252 WG 7 –  "Child care articles - Child seats for cycles - Safety requirements and test methods" dias 16 e 17 de Novembro;

ISO TC 291 WG 1 –   "Safety of domestic gas cooking appliances" dias 04 a 06 de Dezembro;

ISO TC 291 – “Domestic gas cooking appliances"  dia 07 de Dezembro.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

DL 50/2005, Segurança de Equipamentos de Trabalho

O cumprimento do DL 50/2005 de 25 de Fevereiro é uma responsabilidade das entidades empregadoras.

10 questões...

1. Verifica se os equipamentos de trabalho que coloca ao dispor dos trabalhadores cumprem os requisitos mínimos de segurança?

2. Com que regularidade efectua essas verificações?

3. Quando decide comprar uma máquina nova sabe quais as obrigações do seu fornecedor e o que é que este lhe tem que entregar com a máquina? E quando é uma máquina usada? E quando é uma máquina alugada?

4. Tem um procedimento para recepção e aceitação das máquinas que adquire? (por exemplo verificação do manual de instruções, certificados, sinalética, etc)

5. Após ter adquirido uma máquina, efectua uma verificação inicial antes de esta entrar em serviço?

6. Informa e dá formação ao trabalhador sobre a segurança do equipamento de trabalho (máquina por exemplo) que utiliza?

7. Sabe quais os procedimentos de segurança que tem que adoptar quando uma máquina é sujeita a uma operação de manutenção significativa ou reparação?

8. Quando decide alterar uma máquina ou uma linha de produção com integração de vários equipamentos, ou conceber e produzir uma máquina para sua própria utilização, sabe quais os procedimentos de segurança a seguir e quais as implicações legais a que pode estar sujeito?

9. No caso de contratar fornecedores de serviços ou sub-empreiteiros que utilizem máquinas nas suas instalações, o que lhes deve exigir?

10. Sabe que a verificação de segurança duma máquina exige uma abordagem técnica multidisciplinar do ponto de vista de engenharia com a apreciação de todos os seus sub-sistemas, de potência e de comando (eléctricos, hidráulicos, pneumáticos), estruturais, de protecção, etc?


A Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM poderá ajudar a sua empresa na verificação de segurança e definição de acções de melhoria de forma a dar cumprimento aos requisitos legais e garantir a segurança na utilização dos equipamentos. Contacte-nos!
24 anos de experiência ao serviço da indústria no domínio da segurança de máquinas e equipamentos (1993 - 2017)
CATIM, Organismo Notificado para a Directiva Máquinas nº 0464 (ver www.catim.pt)


terça-feira, 19 de setembro de 2017

O CATIM e a implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade nas PME's

1990...

No domínio dos serviços em gestão da Qualidade, o CATIM começou em 1990 com a criação da Unidade da Qualidade, já passaram 27 anos...
Algumas curiosidades...
No início dos anos 90, fazia parte das condições das nossas propostas comerciais, a obrigatoriedade da empresa cliente em adquirir um PC "compatível" para ser possível a esta elaborar procedimentos operativos, registos e documentos da qualidade, e também o compromisso de esta estabelecer um plano de formação em qualidade aos colaboradores para que pudessem aborver e aplicar todo o conhecimento que os consultores do CATIM iriam transmitir no processo de definição e implementação de um sistema de gestão da qualidade.
Em muitas PME's com que trabalhamos, o primeiro "PC compatível" entrou pela "porta" da qualidade...
E já nessa época promovíamos a utilização de indicadores de gestão relativos ao desempenho do sistema e a utilização de procedimentos simples baseados em fluxogramas... ao contrário do que era usual com a utilização de procedimentos com grandes textos...
E muitos acções de melhoria foram despoletadas no sentido de instituir práticas de gestão da produção com controlo de matérias primas, operações, prazos...
Umas centenas de empresas, em especial PME's e na sua maioria do sector metalúrgico e metalomecânico, contaram nestes já longos anos com a colaboração da equipa do CATIM para a definição e implementação do sistema de gestão da qualidade e posterior certificação.
Se as estas juntarmos as empresas e entidades que solicitaram auditorias internas da qualidade e que inscreveram os seus colaboradores em acções de formação no domínio da qualidade promovidas pelo CATIM (inter e intra-empresas), a conta das empresas que foram "tocadas" pelo CATIM neste domínio do conhecimento será muito mais volumosa...
Não só neste domínio mas nos restantes, o CATIM foi um agente importante na modernização e na melhoria da competitividade das PME's desde os anos 80, contribuindo para o desenvolvimento do corpo normativo nacional, europeu e internacional e sua disseminação nas empresas, para a melhoria da qualidade das matérias primas e dos produtos que fabricavam, por via dos ensaios, do estabelecimento de melhores práticas metrológicas, melhores práticas industriais, de gestão da qualidade, a melhoria da segurança e da sustentabilidade...E a qualidade sempre presente...
 
Principais serviços do CATIM no âmbito da Gestão da Qualidade: aqui

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Reunião do "Machinery Core Group da Orgalime



Realizou-se no passado dia 07 de Setembro em Bruxelas, mais uma reunião do  grupo de trabalho "Machinery Core Group" da ORGALIME, associação europeia que congrega as associações dos sectores metalomecânico, eléctrico e electrónico dos diversos países, representativos da importante indústria de máquinas e equipamentos.

O "Machinery Core Group" foi constituído em 2007 por iniciativa da estrutura de topo da ORGALIME, após decisão da Comissão Europeia em elaborar um Guia para a aplicação da Directiva 2006/42/CE "Máquinas". A Orgalime convidou as associações do sector para que participassem activamente, analisando questões colocadas aos seus associados relacionadas com a aplicação da Directiva "Máquinas".
A representação da AIMMAP neste grupo específico é garantida desde a sua constituição pela Eng. Filipa Lima da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM.

De entre os diversos temas abordados nesta reunião destacam-se:
- questões técnicas relacionadas a interpretação e aplicação da Directiva Máquinas
- informação sobre a publicação no início do próximo ano do relatório sobre a avaliação em curso da necessidade de revisão da Diretiva Máquinas, iniciativa da Comissão Europeia
- informação sobre previsão da criação de um novo pacote legislativo para a vigilância de mercado

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Formação CATIM em Setembro!

Segurança em Atmosferas Potencialmente Explosivas - Diretiva ATEX
13/09/2017
Gestão dos Equipamentos de Medição e Monitorização (EMM's)
13/09/2017 até 14/09/2017
Toleranciamento Dimensional e Geométrico - Ed. 2
14/09/2017 até 15/09/2017
Ensaios Laboratoriais de Corrosão
19/09/2017
CMM Operator Level 2 b-Learning
19/09/2017 até 14/12/2017
Metrologia Aplicada - Ed. 2
20/09/2017 até 04/10/2017
Apreciação do Risco em Máquinas - Metodologia, EN ISO 12100
21/09/2017
Instalador de Instalações de Gás e Redes e Ramais de Distribuição de Gás - Atualização de Conhecimentos, Ed. 3 (Ex. IRG e SCP)
25/09/2017 até 27/09/2017

Mais informações e inscrições: aqui

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

CATIM na 10ª reunião do WG12 - Environmental evaluation of machine tools (Working Group) do Comité Técnico de Normalização ISO / TC 39 - Machine Tools


Decorreu nos passados dias 4,5,6 de Setembro, em Londres, a 10ª reunião do WG12 - Environmental evaluation of machine tools (Working Group) do Comité Técnico de Normalização ISO / TC 39 - Machine Tools (Máquina-ferramenta).
Portugal participa neste grupo, sendo representado pelo Eng. Francisco Silva da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM.
Nas próximas semanas estará disponível a 2ª versão da parte 1 da norma ISO 14955 que estabelece a metodologia a adotar na integração dos aspetos relacionados com eco-design e ecoeficiência na fase de conceção de máquinas-ferramenta.
A parte 2 da norma será publicada até ao final do ano 2017 e nela estão definidos os métodos de medição de energia das máquinas-ferramentas e dos seus componentes.
De modo a facilitar a integração dos aspectos relacionados com eco-design e eco-eficiência, encontram-se em desenvolvimento os seguintes modelos tipo para avaliação e medição: “Metal-forming”, “Metal-cutting” e “Woodworking”.
O grupo de trabalho tem-se empenhado em fornecer e elaborar exemplos técnicos relativos aos vários tipos de máquinas-ferramenta que estarão representados nas partes 3, 4 e 5 da referida norma. A uniformização de critérios de medição e escolha de equipamentos mais eficientes faz parte das preocupações deste grupo de trabalho que toma em devida conta a evolução do estado da arte e a diversidade de sistemas e tecnologias que existem e estão a surgir.

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

DL 97/2017 de 10 de Agosto estabelece o regime das instalações de gases combustíveis em edifícios


O  Decreto-Lei n.º97/2017, de 10 de Agosto, estabelece o regime das instalações de gás em edifícios e dos aparelhos que as mesmas abastecem (com exceção dos aparelhos alimentados diretamente por garrafas gás colocadas no local do consumo), bem como a definição do sistema de supervisão e regulação das atividades a elas associadas.

Tendo em consideração a importância da normalização enquanto ferramenta de apoio da legislação, neste DL são referenciadas normas produzidas no âmbito dos trabalhos de CTs apoiadas pelo CATIM na qualidade de Organismo de Normalização sectorial (ONS) e nas quais o CATIM participa activamente nos respectivos trabalhos, nomeadamente:

             DNP CEN/TR 1749: Modelo europeu para a classificação dos aparelhos que utilizam combustíveis gasosos segundo o modo de evacuação dos produtos da combustão (tipos), da responsabilidade da CT 36 Aparelhos termodomésticos e termoindustriais que utilizam combustíveis sólidos, gasosos e líquidos e seus dispositivos e acessórios);

             NP EN 437: 2003+A1: Gases de ensaio; Pressões de ensaio; Categorias de aparelhos, da responsabilidade da CT 36;

             A série NP 1037: Ventilação de edifícios com ou sem aparelhos a gás;  constituída por várias partes e da responsabilidade da CT 178 (Ventilação de edifícios com aparelhos a gás).

Reconhecimentos CATIM neste domínio:

Organismo Notificado Europeu Nº 0464 - Directiva Aparelhos a Gás - Directiva 2009/142/CE

Organismo de Normalização Sectorial

Organismo de Formação reconhecido pela Direcção Geral de Energia e Geologia para a formação na área de Gás



terça-feira, 5 de setembro de 2017

Human machine interactions - 5rd meeting of ISO/TC 199 WG12 em Chicago


O CATIM, representado por Alberto Fonseca da Unidade de Engenharia e Segurança de Máquinas, participou no 5ª reunião do grupo de trabalho WG12 do ISO /TC 199 que se realizou nos passados dias 21 e 22 de Agosto com a participação de 13 peritos em representação de 7 países, Alemanha, Dinamarca, USA, Japão, Reino Unido, Coreia do Sul, Portugal.
Este grupo de trabalho tem como incumbência a preparação da Norma ISO 21260 - Safety of Machinery - Mechanical safety data for physical contacts between moving machinery and people (norma tipo B1), cuja versão DIS (Draft International Standart) se prevê que seja registada até Fevereiro de 2019. Prevê-se que a Norma possa ser publicada em Fevereiro de 2020.



segunda-feira, 4 de setembro de 2017

NANDO - New Approach Notified and Designated Organisations



É aqui que tem que procurar...
http://ec.europa.eu/growth/tools-databases/nando/

Neste site, para além de outra informação útil, estão listadas por país e âmbito (legislação) todas as entidades reconhecidas como Organismo Notificado e que podem portanto apreciar a conformidade com as Directivas / Regulamentos (Marcação CE).
O CATIM é uma dessas entidades!