quinta-feira, 27 de junho de 2013

Software de Controlo Estatístico do Processo (SPC) - avaliação



A Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM foi desafiada a fazer a avaliação da adequabilidade do EGITRON SPC PRO - Software de Controlo Estatístico do Processo desenvolvido e comercializado pela empresa EGITRON – Engenharia e Automação Industrial, Lda.
Esta empresa sediada em Santa Maria da Feira e fundada em 1997, é uma empresa de engenharia e automação industrial especializada no desenvolvimento e comercialização de equipamentos e software para controlo da qualidade e inspeção. De acordo com o fabricante, o software em causa, já amplamente utilizado ao nível da indústria, é uma aplicação informática de controlo estatístico do processo que foi desenvolvido para ser adaptável a qualquer empresa onde se pretenda implementar uma estratégia de prevenção de não conformidades dos produtos produzidos. Teve a sua génese na satisfação de necessidades de controlo da qualidade com aplicação de cartas de controlo no setor corticeiro, onde está largamente disseminado, tendo evoluído para outros setores. 
O CATIM possui uma experiência de mais de 20 anos em assistência técnica a empresas ao nível da gestão da qualidade e na aplicação de ferramentas estatísticas na indústria, em especial ao nível da metalomecânica, tendo tomado contacto com os softwares comerciais mais utilizados  e também com muitas soluções mais ou menos complexas desenvolvidas à medida de cada empresa.
 
A avaliação teve como referência geral as normas aplicáveis ao ciclo de vida de um produto de software, das quais se destacaram:
- ISO / IEC 25040:2011 - Systems and software engineering - Systems anda software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) - Evaluation process
- ISO / IEC 25010: 2011 - Systems and software engineering - Systems and software Quality Requirements anda Evaluation /SQuaRE) - Systems and software quality models.
que foram muito úteis também para se definir os limites da avaliação e metodologia a seguir.
Tendo em conta os objectivos e possibilidades, foi decidido focalizar a avaliação sobre duas das importantes características com que se pode definir a qualidade de um software: a funcionalidade (functionality) e usabilidade (usability), características ao alcance da competência do CATIM e dentro da perspectiva que interessa a um utilizador do SPC.
A funcionalidade é definida pela capacidade do produto ou sistema fornecer funções que atendam necessidades explícitas e implícitas, quando usado sob condições específicas.
A usabilidade é definida pela capacidade do produto ou sistema poder ser usado por utilizadores específicos para atingir metas específicas.

 

Video sobre o Software pode ser acedido: aqui
Especificação do EGITRON SPC PRO: aqui
Relatório CATIM: aqui
Nota: artigo sobre esta avaliação será publicado no próximo nº da revista TECNOMETAL
 
 
 
 
 

 
 

terça-feira, 25 de junho de 2013

Braga, Delphi e CATIM, Ensaios Dimensionais e Geométricos

 
Realizou-se no passado dia 14  nas instalações do CATIM - Braga,  uma sessão especial com a participação da direcção e principais responsáveis de produto e processo da Delphi, Automotive Systems - Braga.
Nesta sessão foi apresentado o CATIM, e de forma especial os serviços no âmbito dos ensaios dimensionais e geométricos.
O Laboratório de Ensaios Dimensionais e Geométricos do CATIM, situado no Campus da Delphi, Automotive Systems (Edifício 4), é o exemplo da colaboração entre uma infraestrutura tecnológica e uma empresa multinacional que compete em mercados globais de elevadíssima exigência e que necessita de um fornecedor próximo que responda com qualidade, parceria técnica, prazo e preço às necessidades e desafios de todos os dias.
À Delphi, seu corpo directivo e técnico, os maiores agradecimentos pela confiança que depositam no CATIM.
 
 
Este laboratório em Braga, para além de prestar serviços à Delphi, presta serviços a todas as empresas da região que necessitam de serviços nos domínios da metrologia / ensaios dimensionais e geométricos, sendo também  um ponto de acesso para todos os serviços que a nível nacional o CATIM disponibiliza à indústria.
CATIM, Braga
Rua Cidade do Porto - Campus da Delphi Automotive Systems (Edifício 4)
4705 - 086 Braga

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Apoios à Internacionalização - SI - QPME -individual

Está a finalizar o prazo relativa à III Fase, ( dia 28 de Junho) para apresentação de candidaturas por parte das PME's a esta medida do QREN que apoia um conjunto de investimentos empresariais que reforça a capacidade das empresas para assegurar ganhos mais rápidos em termos de uma maior orientação do produto interno para a procura externa.
 
A 4ª fase desta medida abrirá em princípio no próximo dia 01 de Julho e decorrerá até ao 16 de Setembro.
São elegíveis um conjunto de despesas, entre as quais:
- prospecções de mercados
- visitas de prospecção a feiras internacionais
- participação em certames e concursos internacionais
- envio de amostras a clientes
- concepção e elaboração de material promocional
- campanhas de publicidade em meios internacionais
- concepção de programas de marketing internacional
- estudos de mercado
- despesas de contratação de dois quadros técnicos afectos à área comercial
- formação de recursos humanos
- envio de catálogos
- Software de gestão
- desenvolvimento de página web e/ou plataforma e-commerce
- certificação e implementação de sistemas de gestão da qualidade e ambiente
- propriedade industrial
- etc
 

As despesas elegíveis estão a ser comparticipadas com um nível de apoios entre  45%  e 75% (neste caso despesas relacionadas com feiras internacionais).
Sendo da máxima importância promover o investimento em favor das atividades transacionáveis e o aumento da orientação das empresas portuguesas para os mercados externos, esta medida do QREN assume uma especial importância.
O CATIM constituiu uma equipa que pode orientar as PME's na elaboração da sua candidatura.
Contacte-nos!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Avaliação da Satisfação dos Clientes

Uma boa prática de 12 anos...
Dar a oportunidade aos clientes de avaliar os nossos serviços e ouvir a sua voz...
E um dos meios de o fazer é o de solicitar aos nossos clientes que respondam a um curto questionário de avaliação. Fizemo-lo no passado mês de Maio e o questionário contemplou os seguintes indicadores de avaliação:
- Tempo de resposta a solicitações
- Prazo de execução do serviço
- Atendimento
- Disponibilidade / Flexibilidade
- Preço
- Conhecimentos técnicos
- Evolução da percepção sobre a qualidade global do CATIM
 
Os resultados da avaliação desde ano estão ao nível dos alcançados nos anos mais recentes, o que significa que todo um esforço de manutenção e melhoria de desempenhos nos diversos processos continua a ter um impacto positivo nos clientes.



 
Aos clientes que responderam ao nosso questionário este ano, o nosso mais sincero agradecimento pelo seu contributo.
 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plataforma inovadora para manutenção na Ponte 25 de Abril




No passado dia 4 de Junho, entrou ao serviço uma plataforma inovadora para a realização de trabalhos de manutenção na Ponte 25 de Abril.
Esta plataforma foi projectada pela empresa LUSOMANU - Comércio e Manutenção de Equipamentos Industriais e construída pela empresa AMAL – ConstruçõesMetálicas.
Esta plataforma encontra-se apoiada sobre o cabo principal da ponte, sobre o qual se desloca, e permite a realização dos trabalhos de manutenção no cabo principal e no cabo secundário.
A necessidade de projectar e construir uma plataforma como esta surgiu do facto da ponte 25 de Abril ser a única do seu tipo a ter 2 cabos (por exemplo, a Ponte de Golden Gate em San Francisco apenas possui um cabo), e por este motivo inviabilizar a realização dos trabalhos de manutenção pelos meios convencionais.
A plataforma possui diversos mecanismos e dispositivos de segurança que lhe permitem deslocar-se e ultrapassar obstáculos de forma automática, por exemplo as abraçadeiras dos cabos, reduzindo assim o tempo necessário para a realização dos trabalhos.
A grande complexidade da plataforma levou a que todo o processo de projecto e fabrico se tenha prolongado ao longo de 3 anos, tendo inclusivamente a AMAL construído nas suas instalações da Moita uma réplica à escala natural de um tramo dos 2 cabos da ponte 25 de Abril.
A Unidade de Segurança de Máquinas do CATIM acompanhou todo o processo desde o inicio do projecto até ao fabrico final e entrada em serviço, efectuando o Exame CE de Tipo no âmbito das suas atribuições como Organismo Notificado para a Directiva Máquinas. Os primeiros ensaios da plataforma foram efectuados pelo CATIM nas instalações da AMAL, e os finais já com a plataforma instalada na ponte 25 de Abril. Este processo é mais um dos muitos de que o CATIM se orgulha de ter participado ao longo dos 20 anos de cooperação com fabricantes e utilizadores de máquinas e equipamentos.
Esta plataforma para manutenção dos cabos da Ponte 25 de Abril, é um excelente exemplo da capacidade de engenharia nacional, que a todos deve orgulhar!
 

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Fabricação de 2 CV em Mangualde

Mais um documentário histórico sobre a indústria, neste caso sobre a fabricação do mítico 2cv na fábrica da Citroen em Mangualde.



Memórias industriais de outros tempos não muito distantes, em vídeo "apanhado" na cloud, mas de facto a anos luz do que é hoje em dia uma linha de montagem e cadeia de fornecimento da indústria automóvel, inimaginável à época.
Um vídeo que documenta muito bem toda a linha de produção do mítico 2 cv, com aspectos muitos curiosos que a todos faz sorrir, mas que a alguns provoca gratas recordações do que era ter e conduzir um desses automóveis, hoje ainda com uma legião de seguidores e colecionadores por todo o mundo.
Tempos...
 
 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Reuniões Plenárias de CT's, mês de Maio

Realizaram-se no passado mês de Maio, as seguintes reuniões de comissões técnicas de normalização no âmbito do ONS CATIM:

CT 18 – Elementos de Tubagem, Tubos Válvulas e Acessórios - Decorreu no dia 29 de Maio a 5.ª reunião desta Comissão em 2013, tendo como ordem de trabalhos, a análise e tradução da EN 1074-2 – Válvulas para abastecimento de água – Requisitos de aptidão à função e ensaios de verificação – Parte 2: Válvulas de seccionamento;

CT 117 – Torneiras Sanitárias e seus Acessórios – Decorreu no dia 30 de Maio – Onde teve como principal objectivo a finalização da análise e preparação da norma para publicação  NP EN 15091, tendo como titulo: Torneiras sanitárias. Torneiras sanitárias de abertura e fecho electrónico.
 
CT 166 – Dia 23 de Maio no CATIM Lisboa com participação de 26 Vogais. Um dos assuntos importantes desta reunião foi a proposta de mudança de designação da Comissão Técnica de “Espaços de Jogo e Recreio” para “Espaços e equipamento de desporto, recreio e lazer”, a qual já foi ontem aceite pelo IPQ. Instituto Português de Qualidade;

terça-feira, 11 de junho de 2013

Cloud Pyme


Realizou-se no passado dia  26 de Maio no Centro de Super Computation de Galicia em Santiago de Compostela, uma sessão de apresentação organizada pelo CESGA, AIMEN, AIMMAP e CATIM, de uma infraestrutura para a promoção da inovação na indústria transformadora baseada na oferta de serviços avançados de desenho industrial e software livre se simulação (CAE).
CloudPyme

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Gestão de Projetos, acção de formação


 
Acção de Formação
26 de Junho, 3 e 10 de Julho de 2013
21 horas, das 9:30 às 17:30
 
As normas NP ISO 21500: 2012 “Linhas de orientação sobre gestão de projetos" e
NP ISO 10006:2006 "Linhas de orientação para a gestão da qualidade em projetos"

A gestão de projetos contribui para o sucesso sustentado das organizações através da aplicação de métodos, ferramentas, técnicas e competências coordenadas e desenvolvidas para alcançar um objetivo nos prazos e recursos previstos.
Uma gestão de projetos não eficaz acarreta muitas vezes custos não previstos, prazos não cumpridos e especificações de clientes e internas não alcançadas.
As normas NP ISO 21500:2012 e NP ISO 1006:2006 disponibilizam orientações importantes sobre práticas que podem ser adoptadas, que auxiliadas por sistemas de informação específicos podem levar as PME's a níveis de desempenho satisfatórios na gestão dos seus projectos para clientes, projectos internos de investimento, alteração de processos, melhoria da qualidade ou de I&D. São conceitos e práticas facilmente integráveis noutros sistemas de gestão, nomeadamente o da qualidade.
Esta acção de formação aborda as fases importantes de um projecto, início, planeamento, execução e encerramento, e apresenta as ferramentas MS Excel e MS Project.
 
Neste sentido, convidámo-lo a participar nesta ação de formação, a qual decorrerá durante nos dias 26 de Junho, 3 e 10 de Julho de 2013, nas instalações do CATIM, Porto.
 

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Newsletter SOFI de Abril de 2013

 
A Engª Marta Mendes e Eng. Alexandre Pereira da Unidade Qualidade e Inovação do CATIM foram referidos na Newsletter nº 34 de Abril de 2013 da empresa STA - Sociedade Transformadora de Alumínios, empresa constituída em 1989 em parceria com o grupo belga Sobinco. A STA é uma empresa especializada no desenvolvimento e produção de sistemas de portas e janelas, em particular para caixilharias de alumínio.
A referência à nossa equipa orgulha-nos e incentiva-nos a continuar a cumprir a missão deste centro tecnológico, que é de contribuir para a melhoria da competitividade e sustentabilidade da indústria, em especial do sector metalomecânica.
Aqui fica um agradecimento especial à STA pela confiança com que nos tem beneficiado não só ao nível da gestão e auditorias internas da qualidade, mas também ao nível de outros serviços e competências do CATIM.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

05 de Junho - Dia Mundial do Ambiente


“Pensar.Comer.Conservar” é o tema do Dia Mundial do Ambiente em 2013.
O Dia Mundial do Ambiente é um evento anual, comemorado no dia 5 de Junho (data estipulada pela Organização das Nações Unidas – ONU - em 1972), que visa destacar as questões ambientais e possibilitar a percepção da necessidade de mudança, através de uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.
“Pensar.Comer.Conservar” é uma campanha contra a perda e desperdício de alimentos.
De acordo com a Organização da ONU para Agricultura e Alimentação:
- 1/3 da produção global de alimentos é perdido ou desperdiçado;
- 1 em cada 7 pessoas no mundo sofre de fome;
- 20.000 crianças menores de cinco anos morrem de fome por dia;
 
- desperdício de comida significa também desperdício de recursos naturais, contribuindo assim para impactos ambientais negativos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as grandes questões ambientais globais, nomeadamente as alterações climáticas, a poluição atmosférica, os resíduos, a contaminação hídrica, entre outras, contribuem para um impacte adverso na saúde humana, estimando-se que 23 a 24% das causas das doenças em países industrializados possam ser atribuídas a fatores ambientais.
Iniciativas comemorativas em http://www.apambiente.PT
 

terça-feira, 4 de junho de 2013

EAWOP 2013

 
Cláudia Fernandes (CATIM) e Vânia Amaral, Pedro Bem-haja, Carlos Silva e Anabela Pereira (Universidade de Aveiro) participaram no 16º Congresso da European Association of Work and Organization Psychology - EAWOP 2013, que se realizou nos passados dias de 23 a 25 de Maio, com a apresentação Psychosocial exposure at work impact on work ability: industry workers versus non-industry workers.
 

 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Corrida e Caminhada Bosch, 22 de Junho



O Grupo Bosch em Portugal vai promover mais um evento solidário, desta vez uma corrida e caminhada no próximo dia 22 de Junho em Ílhavo e Aveiro, iniciativa aberta a toda a comunidade.
Este ano a iniciativa visa apoiar Instituições que apoiam Crianças em situação de Risco e Precariedade, revertendo 50% a favor de uma instituição de carácter nacional e os restantes 50% divididos por duas instituições com intervenção local.
Um bom exemplo de iniciativa de responsabilidade social que merece ser apoiada!