segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Folha de verificação


O QUE É?
Uma folha de verificação é uma ferramenta da qualidade utilizada para o levantamento de dados sob a forma de uma tabela. Consiste numa listagem de itens e a respetiva contagem das ocorrências [1].
Apesar da sua simplicidade, as folhas de verificação são extremamente úteis para melhorar processos e solucionar problemas [2]. São habitualmente utilizadas como uma ferramenta de auxílio para a elaboração de Histogramas e Diagramas de Pareto.
A sua utilização permite uma sistematização do processo de recolha de dados e facilita o controlo da inspeção (i.e. se todas as inspeções foram realizadas, a frequência com que um determinado problema ocorre, os problemas mais comuns...).

COMO ELABORAR?
1.   Definir os objetivos da recolha de dados
2.   Determinar o tipo de folha de verificação a utilizar: Em função dos objetivos, a estrutura da folha de verificação poderá diferir. Existem folhas de verificação de processos e de defeitos (estratificadas e de localização).
3.   Elaborar uma folha de verificação clarificada: As folhas de verificação devem ser preenchidas com facilidade e conter informações como: Nome do responsável (inspetor), Data de preenchimento, Total inspecionado, Estágio de Verificação, Secção, entre outros.
4.   Consciencializar as pessoas: Consciencializar as pessoas envolvidas na recolha de dados sobre a importância do correto preenchimento do formulário, instruindo-as.
5.   Informar sobre a recolha de dados: Informar todas as pessoas envolvidas no processo sobre onde, quando e como será feita a recolha dos dados.
6.   Testar o modelo da folha de verificação: Aplicar a folha de verificação como ferramenta de recolha de dados e identificar eventuais oportunidades de melhoria.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
·        Ferramenta simples passível de ser utilizada pelos operadores
·        Facilita a identificação das causas de um problema
·        Permite a sistematização do processo de recolha de dados

BIBLIOGRAFIA
[1] Pyzdek, T. (2003). The six sigma handbook. New York, NY: McGraw-Hill Education;
[2] McQuater, R., Scurr, C., Dale, B., Hillman, P. (1995). Using quality tools and techniques successfully. The TQM Magazine. Vol. 7(6), pp.37-42.

Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação


Sem comentários:

Enviar um comentário