segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Transição para a ISO 9001: 2015 até Setembro de 2018!


As organizações certificadas pela ISO 9001:2008 têm até Setembro de 2018 para garantir o processo de transição para a versão de 2015 realizando os devidos ajustamentos ao seu Sistema de Gestão da Qualidade.
A ISO 9001 é uma norma que define os requisitos para um sistema de gestão da qualidade, ajudando as empresas e organizações a serem mais eficientes e a melhorar a satisfação dos seus clientes.
A nova versão da ISO 9001 apresenta algumas alterações em relação à versão anterior, alterações que vão de encontro às grandes tendências e desafios que se colocam hoje em dia às organizações que se movem num mundo mais global, em cadeias de valor mais complexas e num ambiente mais volátil e multidimensional.
As principais alterações incidem:
- no compromisso da liderança
- na importância da definição do contexto da organização na concepção e implementação do SGQ, com clara identificação das partes interessadas
- na abordagem estruturada aos riscos e oportunidades organizacionais
- na abordagem à gestão da cadeia de fornecimentos
- na terminologia e estrutura utilizada facilitando a integração com outros sistemas organizacionais (exemplo ambiente e segurança).

A Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM apoia as empresas neste processo de transição para a nova norma através das seguintes acções:
- caraterização atual do SGQ
- definição e orientação na implementação de um plano para a transição
- formação sobre os novos princípios e requisitos
- auditoria interna
- acompanhamento durante o processo de certificação

Consulte-nos!
Unidade da Qualidade e Inovação
catim@catim.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário