terça-feira, 31 de janeiro de 2017

3rd meeting of ISO/TC 199 WG12 – Human machine interactions


Alberto Fonseca da Unidade de Engenharia e Segurança de Máquina do CATIM participou mais uma vez na reunião do grupo de trabalho WG12 - "Human machine interactions" do ISO / TC 199.
Esta 3ª reunião, que se segue à reunião realizada no Porto, realizou-se no passado dia 16 e 17 emTaichung em Taiwan com a participação  de 11 peritos oriundos de 6 países, EUA, Coreia do Sul, Japão, Portugal e Reino Unido.
Na reunião tratou-se da elaboração do documento ISO/TC 199/WG 12 N15/Draft document for ISO 21260 - Safety of Machinery — Mechanical safety data for physical contacts between moving machinery and people (norma tipo B1), norma que definirá os limites de contacto seguro "máquina / homem" e os grupos de risco de máquinas relacionados com estes mesmos limites.

Prof. Yogi Yamada (coordenador do grupo) vai propor a integração deste assunto na agenda da reunião plenária do ISO/TC 199, a realizar no final de Março deste ano, e fará uma apresentação ao plenário com o intuito de o divulgar este importante tema, e apelar aos presentes que façam o mesmo e se motivem a participar nos trabalhos deste grupo.
De referi que o CATIM já contribui para a divulgação da actividade deste grupo de trabalho em dois eventos internacionais de dimensão considerável, por via da apresentação de trabalhos sobre o tema da autoria de Alberto Fonseca e Cláudia Pires do CATIM em duas conferências: a WOS no Porto em Setembro de 2015 e a AHFE em Orlando nos EUA em Julho de 2016


As próximas reuniões deste grupo de trabalho decorrerão em Londres ( 20/21 de Abril) e nos USA (21/22 de Agosto).

Sem comentários:

Enviar um comentário