segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Normalização, reuniões de CTS's em Novembro, ONS CATIM


CT 178 GT 1 – Ventilação de edifícios com aparelhos a gás - Edifícios com aparelhos a gás. Volume dos locais. Posicionamento dos aparelhos a gás – 03 de Novembro – Videoconferência;

CT 178 GT 2 – Ventilação de edifícios com aparelhos a gás - Edifícios com aparelhos a gás. Ventilação natural. Ventilação mecânica centralizada. Ventilação mista – 03 de Novembro – Videoconferência;

CT 18 – Elementos de Tubagem, Tubos Válvulas e Acessórios – 04 de Novembro – CATIM Porto;

CT 166 SC 1 – Espaços e equipamentos de desporto, recreio e lazer – Equipamentos e instalações Piscinas – 08 de Novembro – CATIM Lisboa;

CT 178 GT 4 - Ventilação de edifícios com aparelhos a gás - Edifícios com aparelhos a gás. Edifícios com aparelhos a gás. Instalação e ventilação de cozinhas profissionais – 10 de Novembro – IPQ Caparica;

CT 36 – Aparelhos que utilizam combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos, seus dispositivos e acessórios - 15 de Novembro – CATIM Porto;

CT 12 SC 6 – Aços e Ferros Fundidos – Fio Laminado – 21 de Novembro – CATIM Porto;

CT 98 SC 2 – Portas, janelas, fachadas cortinas, cerramento de vãos e respetivo acessórios e ferragens. Ferragens – 22 de Novembro – CATIM Porto.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

SERISTYLU alcança a certificação pela ISO 9001:2015!


 
A Seri Stylu é uma PME familiar fundada em 1960, que se dedica-se ao design, desenvolvimento e fabrico de mobiliário metálico, técnico e decorativo e soluções para equipamentos audiovisuais.
No presente mês de Outubro concretizou um dos seus grandes objetivos com a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade baseado norma ISO 9001:2015.
Para a definição e implementação do sistema de gestão da qualidade a SERISTYLU contou com a assistência técnica da equipa da Unidade Qualidade e Inovação do CATIM, equipa que conta já com um longo histórico de colaboração com a indústria metalomecânica e metalúrgica neste domínio da gestão da qualidade.
O CATIM congratula-se com o feito alcançado pela empresa, agradece a confiança depositada e deseja à sua direcção e colaboradores os maiores sucessos e alegrias.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM

 
26 anos atrás..., com parte da equipa inicial!
(Elza Fonseca, Alexandra Peixoto, Francisco Alba)
 
A Unidade da Qualidade do CATIM foi criada em 1990... e desde esse ano já colaborou com centenas de empresas, especialmente PME's no domínio da gestão da qualidade, através da consultadoria para a implementação de sistemas de gestão da qualidade, no apoio aos processos de certificação e acreditação, auditorias da qualidade, adopção de ferramentas da qualidade, pesquisa de normalização aplicável e formação de colaboradores.
Ao longo dos anos diversas novas competências foram desenvolvidas nos domínios do benchmarking,  implementação de Sistemas de Gestão da Inovação,  gestão da manutenção, enquadramento e gestão de projectos de I&D e Qualificação no Portugal 2020 e outros programas.
 
Consulte-nos!

Alguns referenciais:
  • Qualidade ISO 9001:2015
  • ISO / TS 16949 (automóvel)
  • ISO/IEC 17025 (laboratórios)
  • ISO 22716 (cosméticos)
  • ISO / TS 29001 (petroquímica / gás)
  • ISO 9100 (aeroespacial)
  • ISO 13485 (dispositivos médicos)
  • NP 4457 Gestão da Inovação)
Ferramentas da qualidade: SPC, MSA (exemplos)
Marcação CE - EN 1090 (estruturas metálicas)

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Reunião internacional do ISO/TC 199 WG 12 – Human Machine Interactions no CATIM!



Está a decorrer hoje e até o dia de amanhã no CATIM, a segunda reunião do Comité Técnico da Organização Internacional de Normalização ISO/TC 199 WG 12 – Human Machine Interactions.
Este grupo de trabalho, no qual participa o CATIM representado pelo Eng. Alberto Fonseca da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos, está a elaborar uma proposta de uma norma internacional que visa estabelecer valores limites das forças de contacto entre máquinas e humanos de modo a prevenir os danos causados por esse mesmo contacto.
A elaboração desta norma encontra justificação no facto de cada  vez mais as máquinas e os humanos partilharem espaços de trabalho em ambiente colaborativo onde a aplicação de barreiras físicas ou imateriais para prevenir o contacto não é adequada.
Os membros deste grupo de trabalho representam a indústria, centros de investigação e organismos de avaliação da conformidade, oriundos da Europa, Estado Unidos da América e Ásia.
Um vídeo que pode bem ilustrar o que é uma máquina colaborativa, é este apresentado pela ABB Robotics!
 

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

“Sistemas de Gestão de Energia: Benefícios e Impactos”

Foi o tema do encontro promovido pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) e a comissão técnica CT 184 – Gestão de Energia, no passado dia 10 de outubro.

Esta Comissão Técnica de Normalização na qual o CATIM participa representado pelo Eng.º Francisco Silva da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos está actualmente a elaborar a versão portuguesa da Norma ISO 50002 e 50003 depois de ter concluído a NP EN ISO 50001: 2012.

Estas Normas da família 50001 de Gestão de Energia possibilitam que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético, incluindo a eficiência energética, uso e consumo de energia, que conduzirá a uma redução nas emissões de gases com efeito de estufa e de outros impactes ambientais relacionados, e dos próprios  custos de energia, através de uma gestão sistemática.

Os objetivos deste Encontro foram: 

·        Divulgar as Normas Internacionais da família ISO 50000 utilizadas na certificação de Sistemas de Gestão de Energia
·         Divulgar de 5 casos práticos de implementação de sistemas de gestão de energia;
·         Apresentar os incentivos existentes de apoio à certificação;
·         Apresentar um guia de apoio à implementação de um SGE.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

“Work (dis)ability and age: Managing health in the workplace”.



 
É o título do trabalho de autoria de Cláudia Fernandes (CATIM), Carlos Silva (CINTESIS) e Anabela Pereira (UA) que foi apresentado na conferência “Aging & Society Conference 2016 Special Focus on Aging, Life-course and Social Change”, que se realizou na Universidade de Linköping, Polo de Norrköping, na Suécia nos passados dias 6 e 7 de Outubro.
O trabalho apresentado teve como explorar e analisar os principais padrões e tendências que determinam (in)capacidade para o trabalho em trabalhadores da indústria ao longo do seu ciclo de vida, por forma a fundamentar futuros programas de intervenção.



Long description:

The workforce is very diverse and heterogeneous in relation to health and functional capacities, which will reflect on workers work ability (WA). As a consequence workers differences are large along the lifespan and before retirement. Therefore there is a pronounced need of knowing WA trends in industry workers to consubstantiate industrial interventions focusing on regaining, maintaining and promoting WA along the lifespan.
It was conducted a cross sectional survey encompassing 621 industry workers (386 men and 235 women) with ages between 20 and 65 years old. To assess work ability (WA) it was used the Portuguese version of the Work Ability Index (WAI).
Generally workers WA decreases with age, but there are some life periods when differences between genders are more pronounced. Trends concerning age and gender differences in WA arise when analysing: prevalence of diseases and/or disorders with medical diagnosis due to accident, general diseases and disorders prevalence. It’s also denoted patterns concerning chronical diseases and slight mental disorders prevalence in the workplace. Based on the research results, complementary intervention strategies and measures will be analysed and discussed. The identified measures can be implemented through integration on enterprises occupational health and safety management systems. Such systems or other industrial management strategies require a continual process, that after planning must be implemented, evaluated and if it’s the case the measures and its operationalization must be redone according to the evaluation process results. This context calls for better adjustment of working environments, namely in industrial settings, and WA aiming healthier workplaces and longer, healthy and productive workers working life.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Hoje é o Dia Mundial da Normalização!

 
 
Por todo o Mundo, os diversos organismos internacionais, regionais, nacionais e sectoriais de normalização e peritos dos milhares de comissões técnicas e grupos de trabalho, festejam este dia.
O CATIM associa-se a este evento, fazendo aqui a sua homenagem  a todos os que contribuíram e contribuem para a construção desta importante "línguagem" mundial.
Conseguimos imaginar um mundo sem normas? Não este mundo...

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Participação do CATIM no Machinery Core Group, ORGALIME


Realizou-se no passado dia 29 de Setembro em Bruxelas, mais uma reunião do  grupo de trabalho "Machinery Core Group" da ORGALIME, associação europeia que congrega as associações dos sectores metalomecânico, eléctrico e electrónico dos diversos países, representativos da importante indústria de máquinas e equipamentos. A AIMMAP e a ANEMM são os membros nacionais desta importante e representativa associação da indústria europeia.
O "Machinery Core Group" foi constituído em 2007 por iniciativa da estrutura de topo da ORGALIME, após decisão da Comissão Europeia em elaborar um Guia para a aplicação da Directiva 2006/42/CE "Máquinas". A Orgalime convidou as associações do sector para que participassem activamente, analisando questões colocadas aos seus associados relacionadas com a aplicação da Directiva "Máquinas". Em tempo útil foram dados os contributos relevantes
A representação da AIMMAP neste grupo específico é garantida desde a sua constituição pela Eng. Filipa Lima da Unidade de Engenharia e Segurança de equipamentos do CATIM.
 
Para mais informações sobre Marcação CE / Directiva Máquinas / Directiva equipamentos de Trabalho, Directiva ATEX, contactar Unidade de Segurança de Máquinas do CATIM.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

CATIM em reunião da OITAF do WG, "Non-public ropeways: material transport and cable cranes"


O CATIM, representado pelo Eng. Alberto Fonseca da Unidade de Engenharia e Segurança de Máquinas, participou na reunião do Grupo 8 da OITAF nos passados dias 8 e 9 de Setembro em Partenen na Áustria.
A OITAF – Organizzazione Internazionale Trasporti a Fune é uma organização criada em 1959 com o objectivo de agregar os interesses dos seus membros, todos eles ligados à actividade dos transportes por cabo, inicialmente distribuídos por três categorias: Operadores, Fabricantes e Autoridades governamentais. Actualmente a organização é também aberta a instituições de investigação e pessoas individuais ou colectivas com interesse neste domínio e está organizada em 7 comités técnicos, cada um dos quais composto por grupos de trabalho específicos.


Do Comité I – “Technique of ropeway and technical recomendations”, faz parte o Working Group “”, em cujas reuniões anuais o CATIM participa desde 2011, na sequência de convite efectuado pelos membros deste grupo. O convite surgiu do reconhecimento da experiência do CATIM em especial na Directiva Máquinas onde actua desde 1994 como Organismo Notificado e mas também da sua experiência na análise de segurança de instalações por cabo para o transporte de pessoas, instalações mais conhecidas por teleféricos e funiculares (desde 2003).  Em 2011 o CATIM foi convidado para apresentar o seu entendimento sobre questões de segurança relacionadas com a Directiva Máquinas que preocupavam este grupo e desde essa data tem colaborado de forma continuada participando em todas as reuniões anuais. Na presente reunião o CATIM fez uma apresentação ao grupo sobre a apreciação de riscos com particular incidência para os riscos de queda em altura a que estão sujeitas as pessoas que acedem às plataformas de trabalho.
Este Grupo produziu e adoptou em 1980, o chamado “Book 8: Recommendations for construction and operation of material transport and cable cranes”, o qual desde então tem vindo a ser actualizado. Para a próxima reunião o CATIM ficou de apresentar uma proposta de actualização do anexo relativo à metodologia de apreciação dos riscos.

A Unidade de Engenharia e Segurança de Máquinas do CATIM desenvolveu competências neste domínio da segurança de instalações por cabo para o transporte de pessoas desde 2003, ano do primeiro trabalho com o Funicular dos Guindais na cidade do Porto, e nestes 13 anos decorridos, teve a oportunidade de fazer a apreciação dos riscos (projecto, construção e verificação intercalar de segurança) na grande maioria das instalações deste tipo existentes em Portugal (funiculares e teleféricos).
A última instalação que se construiu e que foi objecto do trabalho do CATIM, foi o Teleférico da Fajã dos Padres na Região Autónoma da Madeira, situado numa das suas zonas mais emblemáticas.
 

Quem quiser "mergulhar" no mundo fantástico de "Funiculares e Teleféricos de Portugal": aqui

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

“Building industrial SME’s capacity for managing work ability: workers life course and gender management approach


“Building industrial SME’s capacity for managing work ability: workers life course and gender management approach” é o nome do trabalho de autoria de Cláudia Fernandes (CATIM), Anabela Pereira e Carlos F. Silva na INCOSE 2016 International Conference on sustainable Employability Building Bridges between Science and Practice.

Resumo do trabalho:

There is comprehensive academic literature on the effects of an aging workforce and its impact on workers, enterprises and public health. According to the 2015 European Annual Report, small and medium enterprises (SMEs) constitute 99% of all European enterprises, employing 2 in every 3 European workers and producing 58 cents in every euro of value added. Therefore SMEs capacitation for dealing with the workers life course is an important issue for maintaining a healthy and productive workforce.
It was conducted a cross sectional survey among 621 Portuguese active metalworking industry workers (386 men and 235 women) with ages between 20 and 65 years old. It was used the Portuguese version of the Work Ability Index (WAI) for measuring Work Ability (WA).
The data show that generally WA decreases with age, but also that there are life periods were gender differences are more pronounced. It were identified three vulnerability age bands according to gender differences on WA: i) 25-36 and ii) 40-44.
According to the identified age bands, there are specificities and differentiated evolution patterns according to work absence duration, accidents, physical and mental diseases and/or disorders. It’s clear that WA is not only related with working life but also with the workers ecosystem. This work supports the need for differentiated health and safety management within industry, namely SMEs to tackle with life course and gender specificities.

http://www.incose.eu/