terça-feira, 27 de setembro de 2016

Hoje em Penafiel, 18h30, Inauguração da Exposição SERPE


 
A exposição “ SERPE – merchandising cultural” é o produto final do Projeto M3D – SERPE, desenvolvido por alunos da Escola Secundária de Penafiel em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel (CMP) e com o Centro de Apoio à Indústria Metalomecânica, Porto (CATIM).
O Projeto M3D (Modelação a 3 Dimensões) teve início na Escola Secundária de Penafiel, em maio de 2015, no âmbito de um projeto, do CATIM, com a oferta de uma impressora 3D. Tem como objetivo contribuir para a literacia tecnológica dos alunos e obtenção de conhecimentos gerais sobre a indústria e tecnologia, de modo a motivá-los para a escolha duma profissão relacionada com aquele sector. As atividades desenvolvidas foram:
(i) divulgação/demonstração da impressão de objetos junto dos alunos do 3.ºciclo (7.º ano) nas aulas de Oficina de Artes;
(ii) impressão de componentes a partir do seu desenho com software CAD-3D para os trabalhos dos alunos do Curso Profissional de Manutenção Industrial-Eletromecânica;
(iii) contribuição na impressão 3D de protótipos resultantes do projeto multidisciplinar SERPE.
O Projeto M3D – SERPE, envolveu alunos do 11.º e 12.º anos dos Cursos de Artes Visuais e do Profissional de Manutenção Industrial – Eletromecânica. Os alunos de Artes Visuais foram desafiados pela CMP a criar uma peça de merchandising baseada na SERPE, que fosse uma referência tanto para obra em si como para a cidade de Penafiel. Este projeto foi dividido em três fases. As duas primeiras decorreram entre novembro de 2015 e junho de 2016. Da primeira fase fez parte o processo criativo e a apresentação dos projetos dos alunos com o desenho do objeto a elaborar sobre a SERPE. Na segunda fase, os alunos elaboraram uma maquete do objeto, desenvolveram o projeto com software CAD-3D e acompanharam a sua materialização na impressora 3D com os colegas do Curso Profissional de Manutenção Industrial – Eletromecânica. Na terceira fase, que decorreu entre 12 e 27 de setembro, os alunos elaboraram um painel relativo ao seu trabalho, em formato A3 para a exposição final, participando ainda na montagem e inauguração da exposição.
A inauguração da exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos decorrerá no dia 27 de setembro, terça-feira, pelas 18:30 horas, no Museu Municipal de Penafiel.
A exposição estará patente até ao dia 2 de outubro
 
Programa:
 
18:30 -19:00 - Receção dos convidados
com acompanhamento musical (alunos da Escola secundária de Penafiel)
19:00 Intervenções     
             Dr. Vítor Leite, Diretor, Escola Secundária de Penafiel
             Eng.º Luís Jorge Rocha, CATIM ( Centro de Apoio à Indústria Metalomecânica, Porto )
             Dr. Antonino Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel
19:15     Porto D`Honra
 

Sem comentários:

Enviar um comentário