quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Ideas for a European Innovation Council - Overview of Responses to the Call for Ideas.



Os resultados da consulta para a criação de um Conselho Europeu de Inovação já podem se conhecidos em  Ideas for a European Innovation Council - Overview of Responses to the Call for Ideas.

Esta consulta pública, lançada pelo Comissário Carlos Moedas, responsável pela política Europeia de Investigação e Inovação, decorreu de 16 de Fevereiro a 29 de Abril deste ano, tendo sido recebidas 1022 respostas de 46 Países, das quais 40% são provenientes de organizações de investigação, 35% de empresas (predominantemente PME), 11% de organismos públicos e as restantes de associações, entidades financeiras e de cidadãos. Portugal encontra-se no Top 10 dos países que mais participaram nesta consulta.

Mais de 80% dos participantes concordam que a falta de inovação disruptiva orientada para o mercado é um obstáculo ao crescimento e à criação de emprego, e cerca de 75% considera que ainda existem “lacunas” no atual apoio da UE à inovação.
Continua a ser difícil para as PME tirar pleno partido das ajudas existentes, devido à complexidade e morosidade dos procedimentos. Os inquiridos consideram ainda que, um eventual Conselho Europeu de Inovação deve ter um papel de aconselhamento estratégico para a UE e governos nacionais, no que se refere a temas como, regulamentação, “mentoring” e “coaching”, incubação de ideias, intermediação, criação de redes, novos instrumentos de financiamento, promoção de uma cultura de inovação, comercialização da inovação e reforço da cooperação entre as universidades e as empresas.

Colaboração neste post: Vânia Pacheco (Catim)

Sem comentários:

Enviar um comentário