quinta-feira, 9 de junho de 2016

Dia Mundial da Acreditação



Hoje é o Dia Mundial da Acreditação!
E para comemorar o dia, nada melhor que partilhar o facto de o CATIM, enquanto Organismo de Inspecção acreditado pelo IPAC para Exame CE de Tipo - Directiva Máquinas ter sido esta semana auditado com sucesso mais uma vez, finalizando deste modo mais  um ciclo de acreditação.
Esta acreditação sustenta o reconhecimento do CATIM como Organismo Notificado na Directiva Máquinas. A equipa da Unidade de Segurança de Máquinas (ESE), unidade que detêm a competência técnica neste domínio está assim de parabéns e todo o CATIM também.
 
Alguns factos da história do CATIM:
O Laboratório de Material de Queima do CATIM foi acreditado em 1986 (certificado nº 86/L.12) e o CATIM reconhecido pelo IPQ como Organismo de Normalização Sectorial em 1987, coordenando hoje 14 comissões técnicas de normalização.
O Laboratório de Metrologia Dimensional (LMD) do CATIM foi acreditado em Julho de 1988 (certificado nº 88/L.21) e o Laboratório de Metrologia Dimensional – Verificação de Máquinas-Ferramenta em Dezembro do mesmo ano (certificado nº 88/L.26), dando um sinal de forte pioneirismo e empenhamento no SNGQ, reforçando a credibilidade da qualidade das empresas associadas e clientes do sector metalúrgico e metalomecânico que ao seu laboratório recorriam para ensaios de produtos e calibrar os seus instrumentos de medição e ensaio.
A adesão ao SPQ foi em crescendo ao longo dos anos, com sucessivos laboratórios acreditados, em especial logo no início da década de 90, laboratórios que mais tarde foram agrupados em grandes acreditações por domínios (por exemplo metrologia, ensaios), contando hoje o CATIM com milhares de ensaios acreditados.
Em 2011, o CATIM passou a ser acreditado também como Organismo de Inspecção para a Directiva Máquinas (certificado nº I0078).

Sem comentários:

Enviar um comentário