sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Aços Inoxidáveis - Corrosão localizada - II, Corrosão Intergranular

A corrosão intergranular consiste num ataque corrosivo localizado nos limites de grão ou em zonas adjacentes aos limites de grão de uma liga metálica. Em condições normais, se um metal é corroído uniformemente, os limites de grão são apenas ligeiramente mais reactivos do que o material do interior dos grãos. No entanto, noutras condições, os limites de grão podem ser muito reactivos, dando origem a corrosão intergranular com perda de resistência mecânica da liga, ou mesmo provocando a sua desintegração pelos limites de grão.
 
 
A norma ASTM A262 (Práticas normalizadas para a detecção da susceptibilidade ao ataque intergranular em aços inoxidáveis austeníticos) prevê algumas práticas para detecção da susceptibilidade ao ataque intergranular.
A prática A é um ensaio simples e rápido e que permite ou a aprovação do material) ou indica a necessidade de um teste adicional, consiste num ataque electrolítico numa solução de ácido oxálico.
As práticas B, C e F baseiam-se na determinação da perda de massa o que permite o cálculo da taxa de corrosão do material possibilitando assim, uma avaliação quantitativa do desempenho relativo do material ensaiado.
Nestes procedimentos as amostras são submetidas a ensaios de imersão em diferentes soluções ferventes por períodos entre as 24 e as 120 horas (5 dias). Estes procedimentos avaliam a susceptibilidade, de um aço inoxidável, à corrosão intergranular associada à precipitação de carbonetos de crómio nas fronteiras de grão.
A prática E não detecta susceptibilidade ao ataque intergranular associada à fase sigma.
Neste procedimento as amostras são submetidas a um ensaio de imersão numa solução fervente de Cobre – 16% Sulfato de cobre - Ácido Sulfúrico, por pelo menos 15 horas. Após o ensaio de imersão as amostras são submetidas a um ensaio de dobragem a 180°.
A avaliação da susceptibilidade à corrosão intergranular é feita, neste caso, através da observação macroscópica da superfície de dobragem das amostras e verificação do aparecimento ou não de fissuras.
 
 
 
Autoria do post: Joana leal, Laboratório de Ensaios - Metalografia

NOTA: participe na acção de formação "Ensaios Laboratoriais de Corrosão", 18 de Fevereiro!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário