quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Aços inoxidáveis, Corrosão Localizada - I, Corrosão por picadas

Os aços inoxidáveis têm uma enorme resistência à corrosão, e daí provém a sua própria designação. No entanto, os aços inoxidáveis são susceptíveis de várias formas de corrosão localizada.
A corrosão localizada pode ocorrer sob diversas formas diferentes mas os resultados são sempre os mesmos – uma acelerada perda de material em zonas localizadas da superfície do material.
Os aços inoxidáveis duplex com elevado teor em crómio e reduzido teor em carbono são praticamente imunes à corrosão intergranular, esta forma de corrosão é característica dos aços inoxidáveis austeníticos.

Corrosão por picadas
A corrosão por picadas é um tipo de corrosão extremamente localizada que pode provocar falhas em equipamentos pela perfuração do aço inoxidável sem perda significativa de massa no volume total da peça. É uma das formas de corrosão mais usual e destrutiva dos aços inoxidáveis.



A norma ASTM G48 (Ensaio de resistência à corrosão por picadas por imersão em FeCl3) tem o objectivo de determinar a resistência à corrosão por picadas e intersticial dos aços inoxidáveis quando expostos a ambientes oxidantes contendo cloretos. Para a determinação de resistência à corrosão por picadas a norma sugere dois métodos distintos.
- O método A desta norma sugere um procedimento para a determinação da resistência à corrosão por picadas dos aços inoxidáveis e suas ligas numa solução de cloreto férrico.
- O método E determina a temperatura crítica de corrosão por picadas (CPT). Esta medição envolve a determinação da temperatura máxima à qual não ocorre ataque num ensaio de 24 horas. A forma de análise e avaliação das picadas é comum a ambos os métodos e consiste num exame visual acompanhado pela medição da perda de massa.



Joana leal
Laboratório de Ensaios - Metalografia


NOTA: Inscreva-se na acção de formação "Ensaios laboratoriais de Corrosão", 18 de Fevereiro!

Sem comentários:

Enviar um comentário