quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Caracterização estrutural de aços inoxidáveis duplex


 

Um aço inoxidável duplex apresenta uma microestrutura constituída por duas fases: ferrite e austenite. A previsão e o controlo do teor em ferrite são vitais à aplicação com sucesso dum aço inoxidável duplex.
Os aços inoxidáveis duplex possuem excelentes características de resistência mecânica, soldadura e resistência à corrosão. Um teor de ferrite inferior a 25 % diminui a resistência à corrosão sob tensão e um teor em ferrite superior a 70 % diminui a tenacidade do material e a resistência à corrosão por picadas.
Nos aços inoxidáveis duplex o teor de ferrite depende essencialmente da composição química e do tratamento térmico aplicado.
A sua quantificação deve ser realizada como um meio de controlo do material e qualquer desvio deve originar uma verificação extra das suas propriedades.
Esta quantificação poderá ser realizada utilizando a norma ASTM E562 - determinação da fracção volúmica de um constituinte de uma liga.
Pelo método manual de contagem sistemática de pontos, a determinação da fracção volumétrica de uma determinada fase presente na microestrutura, é feita através da aplicação de uma rede sobre a imagem da microestrutura, e contando-se o número de pontos coincidentes entre a rede e a fase em estudo.

Joana leal
Laboratório de Ensaios - Metalografia


Ver "posts" anteriores:
Aços Inoxidáveis Duplex - parte I
Os Aços Inoxidáveis Duplex, Superduplex e Hiperduplex  (Parte II)

 NOTA: hoje comemora-se o Dia Mundial dos Materiais

Sem comentários:

Enviar um comentário