quinta-feira, 19 de junho de 2014

Máquinas para trabalhar madeira, Reunião do VG1 - Grupo Vertical

Decorreu nos dias 20 e 21 de maio, em Kassel na Alemanha, a 28ª reunião do Grupo Vertical dos Organismos Notificados, VG1 - Máquinas para trabalhar madeira.
Dos diversos assuntos que foram debatidos durante a reunião destacam-se as seguintes questões associadas a máquinas para trabalhar madeira:
-         A nova norma sobre protectores (ISO 14120), introduziu uma mudança significativa. A opção por protector fixo ou móvel depende da frequência de acesso à zona perigosa. Este parâmetro foi alterado, nesta nova norma de “mais do que uma vez por ciclo” para “mais de uma vez por semana”.
-       Outra questão prendeu-se com o termo “moveable guard” (protector móvel). A questão está quando este termo aparece nas normas sem o sufixo “interlock” (encravamento). Será que o “moveable guard”  deve ter “interlock” ou não? A opinião do grupo foi unanime: quando as normas mencionam “moveable guard” estão a referir-se a um protector móvel que deverá estar sempre associado um dispositivo de encravamento.
-       Relativamente à norma prEN1870-6, foi salientado que apesar de a norma definir claramente os requisitos das máquinas, algumas figuras usadas como modelo, nessa norma, não estão em linha com o previsto nesses requisitos. Reforçou-se a necessidade desta situação ser reportada ao respectivo comité de normalização.

Para além das questões particulares relacionadas com máquinas para trabalhar destaca-se ainda:
-       A apresentação do trabalho desenvolvido pelo CEN TC 142 – “Woodworking machines” e pelo ISO TC 39/SC4 – “Machines Tools – Woodworking machines
-      A análise de todas as RFU “Recomendation for use” aprovadas de modo a avaliar a sua actual necessidade (consulta das RFU em: http://ec.europa.eu/enterprise/sectors/mechanical/documents/legislation/machinery/notified-bodies/index_en.htm)
-        A apresentação dos relatórios das reuniões do Grupo Horizontal ocorridas no último ano: 39ª reunião que ocorreu a 25/26 de Junho de 2013 e 40ª reunião que ocorreu a 10 de dezembro de 2013.

Na reunião estiveram presentes 15 delegados representando 15 Organismos Notificados de 8 Estados Membros. O CATIM esteve representado pela Engª Filipa Lima, da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário