quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação


 
 Acaba de ser  lançado o programa Horizonte 2020, a maior iniciativa de apoio à investigação e desenvolvimento concebido pela União Europeia com um envelope financeiro de € 74,9 bil durante 2014 - 2020, que tem como objectivo de fazer a Europa um polo de excelência e desenvolvimento.
Este programa é o instrumento financeiro para implementar a Innovation Union, uma das iniciativas europeias Europe 2020 strategy.
A inovação garante benefícios  para os cidadãos, consumidores e trabalhadores da União Europeia. Acelera e incrementa o modo como somos capazes de conceber, desenvolver, produzir e aceder a novos produtos, processos industriais e serviços. É a chave  para criar novos empregos, construir uma sociedade mais verde e melhorar a nossa qualidade de vida, mantendo simultaneamente a nossa competitividade no mercado global.

As empresas, em especial as PME's, deverão fazer parte deste amplo movimento de inovação, podendo não só procurar oportunidades na participação em projectos ao abrigo do programa Horizonte 2020 (a AIMMAP organizou esta segunda-feira, dia 27 uma sessão de apresentação e promoção deste programa), como também "inovar-se" ao nível dos seus sistemas de gestão, incorporando conceitos e práticas potenciadoras da própria inovação.
Um bom documento de orientação é a  Norma NP 4457: 2007 - Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação - Requisitos do sistema de gestão de IDI, que permite às empresas desenvolverem e implementarem uma Política de IDI, com o objectivo de aumentar a eficácia do desempenho inovador, considerando todos os tipos de inovação: Produto, Processo, Organizacional e de Marketing.
Esta norma está alinhada com as Normas da Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental, NP ISO 9001 e NP EN ISO 14001 respectivamente, o que facilita imenso a sua adopção e permite dar um valor acrescentado significativo aos sistemas de gestão aí definidos.

Um das empresas com sistema de gestão IDI implementado (e certificado) é OPT - Optimização e Planeamento de Transportes, PME, com a qual o CATIM teve a oportunidade de colaborar, apoiando a definição e implementação de um sistema de gestão da qualidade e de IDI. Além de poder apoiar as empresas a implementar um sistema de gestão de IDI, o CATIM realiza também auditorias internas com base no mesmo referencial.
Se necessitar de apoio para implementar um sistema de gestão de IDI ou realização de diagnóstico ou auditoria com base no referencial NP 4457, queira p.f. contactar a Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM.

Inovação corresponde à implementação de uma nova ou significativamente melhorada solução para a empresa, novo produto, processo, método organizacional ou de marketing, com o objectivo de reforçar a sua posição competitiva, aumentar o desempenho , ou o conhecimento.
(NP4456 – 2007, adaptado de OCDE-2005)

Sem comentários:

Enviar um comentário