segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

QRQC - Quick Response to Qualitty Control

O QRQC (Quick Response to Quality Control) é uma metodologia cujo objetivo é tratar um problema de forma definitiva. Esta ferramenta é muito utilizada pelas indústrias do ramo automóvel, mas pela sua dinâmica poderá ser muito vantajosa em todos os setores industriais.
Esta metodologia desenvolve-se a partir de um conjunto de ferramentas de análise de problemas, usadas sequencialmente com o intuito de investigar, conter e atuar na origem do problema, eliminando a fonte causadora.
Para atingir a eficiência e eficácia na implementação do QRQC é importante o envolvimento de toda a organização na busca pela melhoria contínua, de clientes à fornecedores.




Fases constituintes do QRQC
 
 
As principais ferramentas normalmente utilizadas são: Diagrama Ishikawa, FTA - Fault Tree Analysis, 5 Why’s, Diagrama de Pareto e 5W2H.

A equipa da Unidade Qualidade e Inovação do CATIM presta apoio às empresas no desenvolvimento e integração da ferramenta com base na sua realidade concreta.
Para mais esclarecimentos contacte-nos: catim@catim.PT
 

Bibliografia: AOUDIA, Hakim and QUINTIN, Testa. Perfect QRQC (Quick Response Quality Control) - the basics. Publisher: Maxima Laurent Du Mesnil, 2012.
 
 
Colaboração no post: Cláudia Pires, Unidade da Qualidade e Inovação

Sem comentários:

Enviar um comentário