segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Colaboração Portugal - Brasil: formação em segurança de Máquinas para o SENAI


Realizou-se nos passados dias 11 e 12, uma acção de formação em Segurança de Máquinas para 3 especialistas do Centro Internacional de Inovação do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Brasil, a maior e mais prestigiada instituição de formação profissional da América Latina, responsável desde 1942 pela formação de mais de 55 milhões de profissionais. Esta instituição recebe actualmente cerca de 2,5 milhões de matrículas distribuídas por 3000 cursos de 28 áreas industriais, que vão desde a aprendizagem profissional, o ensino técnico de nível médio, formação superior e pós-graduação.
 
A acção de formação, a cargo da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM e monitorizada pelo Eng. Alberto Fonseca desenvolveu-se ao longo de 2 dias com o seguinte programa:
- Marcação CE
- Apreciação do risco
- Circuitos de comando de máquinas
 
Este acção é a continuação de outras iniciativas de colaboração entre o CATIM e instituições do Brasil relacionadas com a temática da segurança de máquinas desde 2008, confirmando a forte imagem que a equipa de segurança de máquinas conseguiu construir ao longo dos anos. Ainda este ano a Engª Filipa Lima da mesma unidade foi convidada a participar como oradora num seminário sobre este tema no âmbito do Projeto "Diálogos Setoriais Brasil - União Europeia em Segurança e Saúde no Trabalho", realizado em Brasília.
 
Ao SENAI e em especial aos senhores engenheiros Bruno Caruso Bilbao Adad, Júlio Cesar Doneda e Luiz Orlando da Silva Rocha que nos honraram com a sua presença, os nossos mais sinceros agradecimentos pela confiança depositada no CATIM.

Sem comentários:

Enviar um comentário