quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Reunião no CATIM do VG3 - Prensas para o trabalho a frio de metais

 

Vai realizar-se nos próximos dias 25 e 26 no CATIM - Porto, mais uma reunião do grupo VG3 - Vertical Group, Presses for cold working metals, órgão criado no âmbito da estrutura de coordenação dos Organismos Notificados Europeus - Directiva 2006/42/EC (Directiva Máquinas).
O CATIM está reconhecido como Organismo Notificado nesta directiva (Nº 0464) desde 1994 e participa por inerência deste reconhecimento, no Grupo Horizontal e nos Grupos Verticais respectivos.
O intercâmbio de experiências entre os organismos notificados efectua-se no âmbito de uma Coordenação Europeia de Organismos Notificados para as Máquinas, ON-M. Aqui se debatem os problemas originados no decorrer dos procedimentos da avaliação de conformidade e se harmonizam as práticas a seguir. A ON-M está dividida em grupos que abrangem determinadas categorias de máquinas, designados por Grupos Verticais. A ON-M também tem um Comité Horizontal que coordena e supervisiona os diversos grupos verticais, tratando também dos problemas comuns.

 Grupos existentes
 
VG1 Máquinas para trabalhar madeira
VG2 Máquinas para a indústria alimentar que constam do Anexo IV
VG3 Prensas para o trabalho a frio de metais
VG4 Máquinas de moldar por injeção ou por compressão
VG5 Máquinas destinadas a trabalhos subterrâneos
VG6 Veículos de recolha de resíduos
VG7 Dispositivos amovíveis de transmissão
VG8 Plataformas elevatórias para veículos
VG9 Aparelhos de elevação de pessoas
VG11 Componentes de segurança
VG12 ROPS e FOPS
VG13 Garantia de qualidade total

 

Sem comentários:

Enviar um comentário