segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plataforma inovadora para manutenção na Ponte 25 de Abril




No passado dia 4 de Junho, entrou ao serviço uma plataforma inovadora para a realização de trabalhos de manutenção na Ponte 25 de Abril.
Esta plataforma foi projectada pela empresa LUSOMANU - Comércio e Manutenção de Equipamentos Industriais e construída pela empresa AMAL – ConstruçõesMetálicas.
Esta plataforma encontra-se apoiada sobre o cabo principal da ponte, sobre o qual se desloca, e permite a realização dos trabalhos de manutenção no cabo principal e no cabo secundário.
A necessidade de projectar e construir uma plataforma como esta surgiu do facto da ponte 25 de Abril ser a única do seu tipo a ter 2 cabos (por exemplo, a Ponte de Golden Gate em San Francisco apenas possui um cabo), e por este motivo inviabilizar a realização dos trabalhos de manutenção pelos meios convencionais.
A plataforma possui diversos mecanismos e dispositivos de segurança que lhe permitem deslocar-se e ultrapassar obstáculos de forma automática, por exemplo as abraçadeiras dos cabos, reduzindo assim o tempo necessário para a realização dos trabalhos.
A grande complexidade da plataforma levou a que todo o processo de projecto e fabrico se tenha prolongado ao longo de 3 anos, tendo inclusivamente a AMAL construído nas suas instalações da Moita uma réplica à escala natural de um tramo dos 2 cabos da ponte 25 de Abril.
A Unidade de Segurança de Máquinas do CATIM acompanhou todo o processo desde o inicio do projecto até ao fabrico final e entrada em serviço, efectuando o Exame CE de Tipo no âmbito das suas atribuições como Organismo Notificado para a Directiva Máquinas. Os primeiros ensaios da plataforma foram efectuados pelo CATIM nas instalações da AMAL, e os finais já com a plataforma instalada na ponte 25 de Abril. Este processo é mais um dos muitos de que o CATIM se orgulha de ter participado ao longo dos 20 anos de cooperação com fabricantes e utilizadores de máquinas e equipamentos.
Esta plataforma para manutenção dos cabos da Ponte 25 de Abril, é um excelente exemplo da capacidade de engenharia nacional, que a todos deve orgulhar!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário